Guia de Bairros: Centro Histórico

7 Jan 2022 | Guia do comprador, Bairros
Tempo de leitura: 4 minutos | -

Autor: Sofia Gulart

O Centro Histórico fica localizado na zona central da capital gaúcha, um dos bairros de Porto Alegre que mais se mescla com a história da cidade. Por conta de diversos processos de revitalização do bairro pela prefeitura e o Ministério da Cultura, o Centro Histórico voltou a ficar semelhante a como era nas décadas de 40 e 50. Rodeado de patrimônios históricos e culturais da cidade, como praças, monumentos, palácios, ruas e prédios.

O bairro é uma alternativa excelente para quem deseja morar em um local que ofereça bastante praticidade. Os imóveis no Centro Histórico tem características bem específicas, sua grande maioria são apartamentos amplos e antigos, e normalmente sem garagem, afinal, no bairro é possível fazer a maioria das atividades à pé! Mas claro, também existem prédios novos e modernos nas redondezas, o que o torna uma boa vizinhança, tanto residencial quanto comercial. Possui acesso à algumas das principais vias da cidade, como a Av. Castelo Branco, Av. Mauá, Av. João Pessoa, Av. Borges de Medeiros e a Av. Loureiro da Silva, por exemplo. Além disso, o Centro Histórico fica muito próximo de bairros importantes como o Praia de Belas, Cidade Baixa, Farroupilha, Bom Fim, Independência e Floresta.

O que você encontra no Centro Histórico?


Muito rico culturalmente, o bairro acomoda grandes pontos turísticos da cidade, como o Mercado Público de Porto Alegre, um ambiente que oferece tanto produtos regionais quanto exóticos. Em sua estrutura, o Centro Histórico abriga também o Theatro São Pedro, um edifício no estilo neoclássico, que oferece à cidade diversos espetáculos artísticos. A região também tem a Praça da Alfândega, espaço onde acontece a anual Feira do Livro.

Também acolhe a Usina do Gasômetro, uma antiga usina brasileira de geração de energia que tornou-se um Centro Cultural em 1995, desde então sendo um espaço de convívio, cultura, turismo e lazer para os mais diversos públicos. Uma das ruas mais famosas do bairro é a Rua dos Andradas, a qual fala muito sobre a história de Porto Alegre. O prédio do Comando Militar do Sul (CMS) e Igreja Das Dores também compõem a região. 

Você também encontra no bairro Centro Histórico: Esquina Democrática, Casa de Cultura Mário Quintana, Shopping Rua da Praia, Calçadão, Praça Açorianos, Viaduto Otávio Rocha, Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul). 

O Centro Histórico é repleto de grandes obras arquitetônicas, residir neste bairro é muito mais do que usufruir de uma ampla variedade cultural, mas também aproveitar dos benefícios que morar no centro da cidade oferecem, como a facilidade em acessar as principais vias da cidade, a proximidade com comércios e muito mais. 

E você, como acha que seria morar nesse bairro? Confira mais de 700 imóveis à venda no Centro Histórico, acesse o site da Foxter Cia Imobiliária e chegue ainda mais perto de encontrar um lar no seu bairro ideal!  

A Foxter fica localizada na Av. Dr. Nilo Peçanha, 1221 - Loja 2, no bairro Três Figueiras em Porto Alegre. Entre em contato pelo e-mail (atendimento@foxter.com.br), pelo telefone (51 3083-7700) ou WhatsApp (51 3083-7777). Quem está a procura de um imóvel também pode conferir estes links úteis da Foxter.  

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados