Studio, Loft, Kitnet, Flat e JK: qual a diferença

4 Oct 2021 | Guia do comprador
Tempo de leitura: 4 minutos | -

Autor: Foxter Cia. Imobiliária

Nem sempre é fácil diferenciar um Loft de um Studio, Kitnet ou Flat. A característica mais marcante dessas opções de imóvel é certamente o tamanho reduzido, se comparado a um imóvel com 3 ou 4 quartos, por exemplo. Mas, é importante destacar que outras características influenciam nas definições e nos preços de cada empreendimento. Então vamos esclarecer de uma vez por todas o que diferencia cada um!

Studio

Os apartamentos do tipo Studio geralmente possuem todos os cômodos integrados, com exceção do banheiro, claro, e às vezes o quarto privativo, e costumam ter entre 25m² e 35m². A decoração em geral segue o estilo mais contemporâneo. Os studios frequentemente estão localizados em zonas com diversificada oferta de serviços, como lavanderia, mercados e lazer; sem contar a mobilidade, que deve oferecer mais de uma opção de deslocamento.
 

https://www.foxterciaimobiliaria.com.br/imovel/207363

LOFT

O Loft é estruturalmente muito parecido com o Studio. Apartamentos desse tipo também costumam ter cômodos integrados, e a decoração também segue a linha industrial com ar mais moderno. Entretanto, a principal diferença entre eles é o tamanho: o loft costuma ter mais de 50m². Os lofts se difundiram a partir das décadas de 1960 e 1970, quando galpões passaram a ser utilizados como residência, fato que explica seu amplo espaço interno com ausência de divisórias. Outra característica marcante do loft é que apartamentos desse tipo possuem, em sua maioria, pé direito duplo, o que possibilita a instalação de mezaninos. 

KITNET

Sem dúvida esse é o tipo de apartamento mais conhecido da nossa lista. Os Kitnets, ou conjugados, são um tipo de imóvel muito popular no Brasil, principalmente nas grandes cidades. Com área de até 50m², os kitnets possuem quarto, banheiro e sala e cozinha no estilo americano. Uma marca desse tipo de imóvel é a cozinha pequena (kitchenette, em francês), que pode inclusive ser dividida com uma área da lavanderia. Sua estrutura é muito mais simples do que um stúdio ou loft, sendo ideal para quem nãokitnet quer gastar muito, como estudantes ou profissionais em início de carreira.
 

FLAT

Diferentemente das outras opções, o Flat, ou apart-hotel, não tem como definição estrutural o tamanho. O que define um apartamento desse tipo é a opção de serviços de hotelaria. Sendo assim, o principal atrativo de um Flat é a comodidade, pois são oferecidos serviços, como lavanderia, limpeza, arrumação e, às vezes, até refeições, cobrados na taxa de condomínio.
 

https://www.foxterciaimobiliaria.com.br/imovel/179473

JK

Outro tipo de imóvel que tem se tornado cada vez mais comum no Brasil é o JK. Esse tipo de imóvel tem similaridades com Studio e Loft, pois não possui separação entre os cômodos, com exceção do banheiro. A diferença entre o Studio e o JK fica por conta do tamanho: o JK é o intermediário entre Studio e loft, e costuma ter entre 35m² e 55m². Curiosidade: Se você pensou que JK significa “Juscelino Kubitschek”, parabéns! Esse tipo de imóvel foi idealizado pelo ex-presidente ao retirar as divisórias de um kitnet.
 

https://www.foxterciaimobiliaria.com.br/imovel/207778

A Foxter fica localizada na Av. Dr. Nilo Peçanha, 1221 - Loja 2, no bairro Três Figueiras em Porto Alegre. Quem está procurando um imóvel, pode entrar em contato pelo e-mail (atendimento@foxter.com.br), pelo telefone (51 3083-7700) ou WhatsApp (51 3083-7777). Ou, se preferir, você pode também conferir estes links úteis da Foxter.

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados