Funcionalidade e Estilo: como decorar apartamentos compactos

13 Oct 2021 | Dicas
Tempo de leitura: 4 minutos | -

Autor: Foxter Cia. Imobiliária

Morar em imóveis sucintos pode ter muitos benefícios. Dentre eles, a praticidade de viver em um local compacto. Em geral, os Studios, Lofts, Kitnets e JKs ficam em regiões chave da cidade, como em bairros que possuem grande movimento, o que acaba garantindo acessibilidade para os moradores.

A sensação de aconchego é uma das marcas de morar em um studio. A ausência de paredes cria um ambiente mais intimista e uma sensação de proximidade acolhedora. Outro ponto positivo é a decoração. Com o ambiente menor, você irá economizar em móveis e revestimentos. Essa economia pode ser aplicada em uma decoração mais despojada para deixar o seu apartamento mais a sua cara, mas você sabe por onde começar?

A decoração desses espaços é sempre cheia de personalidade, característica comum a quem opta por este modelo de imóvel, e foi pensando nisso que separamos algumas dicas de decoração, levando em conta a praticidade e otimização!

Funcionalidade e estilo

Em espaços compactos, funcionalidade é palavra de ordem, e nessas moradias, tudo deve vir acompanhado de estilo e bom gosto. Móveis planejados são um bom ponto de partida!

Se a ideia é ter uma decoração funcional, nada melhor do que móveis planejados para aproveitar todos os centímetros de espaço do imóvel de forma útil. A maioria das coisas não devem ser meramente decorativas, cada objeto deve ter uma função, e essa dinâmica tem o potencial de contribuir com a rotina da casa.

Por tanto, pense em entrar em contato com um bom arquiteto e designer de interiores para planejar corretamente o espaço que você tem disponível. Eles conseguem fazer projetos que unem funcionalidade e bom gosto, respeitando a sua personalidade e o seu estilo de vida único. Ou seja, é um investimento com custo-benefício imensurável!

DIY – Do It Yourself (Faça Você Mesmo)

A Internet é uma excelente aliada para quem curte pôr a mão na massa! Além das ideias criativas de decoração, também é possível otimizar espaços, tornando-os mais práticos.

Seguindo a dica de decoradores, em espaços menores, quase tudo deve ser mais que apenas decorativo, as coisas devem ter uma ou mais funções no ambiente, por exemplo:

No quarto:

Camas-box com baú podem ser uma ótima opção para otimizar o espaço no seu apartamento, nelas você poderá guardar suas roupas de cama, cobertores, travesseiros e demais objetos volumosos e que ocupam muito espaço nos guarda-roupas.
 

Na sala e cozinha:

Nos apartamentos de metragem reduzida, esses cômodos são quase sempre ambientes integrados. Um ponto bastante positivo no quesito funcionalidade. Neles, a dica é usar e abusar de prateleiras. Elas ajudam a organizar desde os livros e CDs, até os utensílios de cozinha, como os talheres maiores e porta-condimentos.
 

No banheiro:

Opte por um gabinete de pia com gavetas. Lá podem ficar guardadas também as toalhas de rosto e de banho. As prateleiras também são uma boa opção para se ter no banheiro. Ajuda a organizar os produtos de beleza e higiene pessoal.
 

Peças-coringa

Objetos coringa são boas alternativas de como deixar seu apartamento funcional e próprio, pois trazem praticidade para todos os ambientes de uma casa, especialmente em imóveis menores. Portanto, preparamos essa pequena lista de objetos-chave que podem agregar em uma bela decoração, mas que também são muito funcionais!

Puffs:

Os assentos são decorativos, mas também dão mais conforto. Existem ainda pufes que são baús e podem armazenar objetos. Já as almofadas, além de decorar o ambiente, também servem como assentos para a visita se usadas em um banco de madeira ou sob uma esteira no chão. São perfeitas para ambientes descontraídos.
 

Ganchos:

Baratos e versáteis! Os ganchos para pendurar objetos podem ser encontrados em lojas de material de construção ou de variedades. Podem ser utilizados em diferentes funções, como pendurar roupas, chaves, toalhas, pano de prato, canecas e uma infinidade de objetos. Podem estar na cozinha, na sala, no quarto e até no banheiro.
 

Eletroportáteis:

O mercado de eletros está cada vez mais voltado ao público que procura por praticidade. Quanto menor, mais eficiente. Entre eles, dessa vez o destaque fica com os grills. Na hora de preparar os alimentos, evitar fumaça é uma preocupação de quem mora em ambientes menores. Está aí um item fundamental para quem procura deixar seu AP funcional, sem perder a sofisticação!

Lofts, Studios, Kitnets e JKs carregam a proposta de que é possível morar bem em ambientes compactos. Para isso, é imprescindível que os cômodos deem conta de múltiplas funções, além de manter o ambiente agradável e decorado com bom gosto.

A Foxter fica localizada na Av. Dr. Nilo Peçanha, 1221 - Loja 2, no bairro Três Figueiras em Porto Alegre. Quem está procurando um imóvel, pode entrar em contato pelo e-mail (atendimento@foxter.com.br), pelo telefone (51 3083-7700) ou WhatsApp (51 3083-7777). Ou, se preferir, você pode também conferir estes links úteis da Foxter.
 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados