Quais fatores influenciam a valorização de um imóvel?

14 Sep 2021 | Dicas, Guia do comprador
Tempo de leitura: 4 minutos | -

Autor: Foxter Cia. Imobiliária

Comprar um imóvel é um grande investimento, sendo assim, alguns itens devem ser analisados antes de assinar os documentos, evitando dores de cabeça futuras envolvendo a desvalorização da sua propriedade. O preço de um imóvel não é influenciado apenas pelo mercado da oferta e da procura, existem diversos outros fatores que devem ser levados em consideração.

Que tal aprender um pouco mais sobre alguns dos principais aspectos que interferem na valorização de imóveis?

1. Localização

A localização dos empreendimentos e imóveis é considerada como fator determinante, visto que dependendo de onde a propriedade está situada, por mais que dois imóveis tenham fatores semelhantes, eles terão preços distintos de acordo com o bairro em que estão situados, por exemplo, assim como a vista, que é outro fator responsável pela valorização.

Isso ocorre pois as regiões nobres são mais procuradas, consequentemente criando certa disputa. Dessa forma, os preços dos imóveis localizados na região Central e na Zona Sul tendem a subir, ocasionando uma valorização de propriedades nesta área.

2. Segurança

Além da localização, a segurança é um dos fatores mais priorizados hoje em dia. Morar em um lugar seguro é um fator indispensável. A segurança em novos empreendimentos, por exemplo, é bastante reforçada. As novas residências contam com sistemas modernos de segurança, como câmeras de monitoramento, controle de acesso, portaria virtual, garagens com portões eletrônicos e outros diferenciais.

3. Estrutura

Esse fator é visto de acordo com as redondezas, com a existência de estabelecimentos que facilitem a rotina da vizinhança, bem como alguns pontos que tornam o local mais favorável para a ocupação residencial. A presença de escolas, supermercados, centros comerciais e farmácias, por exemplo, traz mais facilidade para o dia a dia dos moradores.

4. Condições do imóvel

As características internas do imóvel também influenciam na precificação. As condições de uso e o bom estado de conservação das unidades contribuem para o valor do imóvel, assim, casas e apartamentos novos ou reformados e com melhor estrutura serão mais procurados do que os imóveis usados e muito antigos, ou seja, o acabamento interfere na valorização. Imóveis de alto padrão, por exemplo, possuem materiais de primeira linha.

Imóveis que possuem uma boa posição solar chamam a atenção, já que a iluminação natural traz mais equilíbrio para o ambientes da casa e colabora para a salubridade.

5. Tecnologia

O mercado imobiliário vem incorporando tecnologia e inovação no processo construtivo e concepção de novos produtos, desde os materiais de construção mais resistentes e inovadores, até a infraestrutura de bairros com apartamentos e casas inteligentes. Reinventando e trazendo novidades atrativas, que vão de encontro às maiores necessidades dos clientes. A tecnologia está presente em todo o lugar, facilitando cada vez mais a vida das pessoas, e isso não seria diferente em imóveis contemporâneos.

Alguns exemplos são portões eletrônicos na garagem e porta automática, que facilitam bastante a vida dos moradores e são itens essenciais em um condomínio.

Esses são alguns dos principais fatores que influenciam na valorização de um imóvel. A presença desses aspectos atrai os olhares de compradores ou investidores em potencial, que querem desfrutar desses benefícios e acabam aumentando a procura. Justamente pelo fato de o imóvel ser moeda forte, que supera grande parte de outros tipos de investimentos, além de ser historicamente imune a crises.

A Foxter fica localizada na Av. Dr. Nilo Peçanha, 1221 - Loja 2, no bairro Três Figueiras em Porto Alegre. Quem está procurando um imóvel, pode entrar em contato pelo e-mail (atendimento@foxter.com.br), pelo telefone (51 3083-7700) ou WhatsApp (51 3083-7777). Ou, se preferir, você pode também conferir estes links úteis da Foxter.
 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados