Diferenças entre: Área Útil x Área Privativa x Área Total

28 Sep 2021 | Guia do comprador, Manual do proprietário
Tempo de leitura: 3 minutos | -

Autor: Foxter Cia. Imobiliária

Ao buscar um apartamento para comprar, você com certeza já se deparou com os termos "Área Total", "Área Comum", "Área útil" ou "Área Privativa", mas você sabe o que cada um significa? Todas essas denominações de área têm significados diferentes, e algumas vezes, algumas pessoas podem se confundir com a definição de cada uma. Conhecer cada um deles permite uma compreensão melhor do espaço que você vai comprar.

Além disso, conhecer as diferenças entre as áreas também melhora o entendimento das diversas taxas sobre um imóvel! Pois é em cima das especificações da matrícula que serão calculados os valores de condomínio e IPTU, por exemplo. No caso do condomínio, as despesas das áreas comuns – as que podem ser utilizadas por todos os condôminos – entram na cobrança e são, geralmente, divididas proporcionalmente entre todas as unidades do empreendimento.

Saber se o espaço que você está adquirindo é adequado para as suas necessidades e se ele possui bom custo-benefício é imprescindível!

Mas, o que significa cada termo? Conheça melhor as expressões:

Área Útil

É o espaço dos compartimentos da unidade, descontadas as áreas das paredes e pilares - usualmente chamada de “área de carpete”.
 

Área Útil ou Área de Carpete

Área Privativa

É a área do imóvel de uso exclusivo de seu proprietário. Agrega tudo o que é privativo ao apartamento no edifício. É delimitada pela superfície externa das paredes, ou seja, as paredes dos imóveis fazem parte da conta desta área!

Área Privativa de um apartamento de 116,72m²

Área Comum

Espaços que podem ser utilizados por todos os moradores de um condomínio, como salão de festas, piscina, playground, portaria, áreas de circulação, entre outros. Cada proprietário é detentor de um percentual desta área comum, conforme a fração ideal da unidade em questão.

Área Total

Área total é a soma da área privativa da unidade com a fração proporcional de cada espaço comum do edifício. Aqui entram itens como: hall, corredor, espaço de circulação da garagem, salão de festas, piscina e espaço gourmet, entre outros. O espaço ocupado pelas paredes representa, em média, de 10% a 12% da área total.
 

Área real de uso comum de divisão proporcional

“É importante saber os conceitos para identificação do real benefício do imóvel. Um apartamento de 100m² de área privativa, por exemplo, se estiver inserido dentro de um empreendimento condomínio-clube, com ampla área de lazer, certamente terá um valor de mercado mais elevado se comparado a um mesmo apartamento de 100m² na mesma região, porém sem área comum - embora a área privativa seja a mesma nos dois casos, o imóvel com infraestrutura possui uma área total e uma proposta de valor ampliada”, destaca Fernando Erhart, diretor de operações da Foxter Cia. Imobiliária.

A Foxter fica localizada na Av. Dr. Nilo Peçanha, 1221 - Loja 2, no bairro Três Figueiras em Porto Alegre. Quem está procurando um imóvel, pode entrar em contato pelo e-mail (atendimento@foxter.com.br), pelo telefone (51 3083-7700) ou WhatsApp (51 3083-7777). Ou, se preferir, você pode também conferir estes links úteis da Foxter.
 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados