Imóvel novo ou usado? Conheça as vantagens de cada um

13 Aug 2021 | Dicas, Guia do comprador, Financiamento imobiliário
Tempo de leitura: 4 minutos | -

Autor: Foxter Cia. Imobiliária

A hora de adquirir a casa própria é um dos momentos em que, geralmente, o comprador toma uma das maiores decisões da sua vida. Por isso, é fundamental planejar de forma minuciosa esse passo tão decisivo.

Diversos pontos devem ser levados em conta, principalmente na escolha entre um imóvel novo ou um imóvel usado. De acordo com especialistas, não há uma regra específica, e é o perfil do comprador que deve definir a decisão final.

Vantagens de adquirir um imóvel usado

Os usados costumam ganhar de longe dos novos quando o assunto é espaço, por exemplo. Mais amplos, os cômodos dos mais antigos são os indicados para quem não quer deixar nenhum móvel de fora. Os banheiros são espaçosos e têm banheira ou um box maior. Além disso, algumas propriedades antigas podem já ter passado por reformas e melhorias, o que pode ajudar ainda mais no potencial de valorização.

Outra vantagem é em relação aos custos do imóvel, sendo ele usado, existe a possibilidade de já saber certos valores, como do condomínio e IPTU, por exemplo. Vale lembrar que quem adquire uma casa ou apartamento usado tem a possibilidade de negociar o valor e as formas de pagamento.

"Outro ponto a favor é a vizinhança, que já está consolidada. O comércio e a infraestrutura de regiões mais antigas são bem melhores do que os novos zoneamentos, onde há muitas edificações em construção e a vida está começando", considera o advogado imobiliário Carlos Samuel de Oliveira Freitas, diretor de condomínios da Primar Administradora de Bens.
 

https://www.foxterciaimobiliaria.com.br/imovel/208498

Vantagens de adquirir um imóvel novo

Embora os novos empreendimentos tenham menor metragem interna, as opções de lazer dentro do condomínio ficaram mais variadas e podem incluir luxos como spa, além do que, as opções para se divertir sem sair de casa vão da brinquedoteca até sauna, espaço gourmet, bosques e academia.

Além dos benefícios referentes ao lazer, a segurança em novos empreendimentos é bastante reforçada. As novas residências contam com sistemas modernos de segurança, como câmeras de monitoramento, controle de acesso, portaria virtual, garagens com portões eletrônicos e outros diferenciais.

"Atualmente muitas construtoras também oferecem a possibilidade de fazer alterações ainda na planta, deixando o projeto com a cara do futuro morador. Outro aspecto favorável é que as tomadas e outros equipamentos elétricos e hidráulicos já vêm no padrão das novas normas de segurança", observa Freitas, que também é diretor de locações da Associação Brasileira das Administradoras de (Abadi) e do Conselho Regional dos Corretores de do Estado do Rio Janeiro (Creci).

Elabore um bom planejamento e analise com cuidado todos os aspectos para realizar uma ótima negociação imobiliária e evitar incômodos.
 

https://www.foxterciaimobiliaria.com.br/imovel/209002

O financiamento é quase igual em ambos os casos, com exceção da compra de imóveis na planta, já que as primeiras prestações são pagas diretamente com a construtora, que utiliza índices de reajuste abaixo da inflação, por isso o valor é mais em conta.

Depois que o financiamento passa a ser pelo banco as condições praticamente se igualam, mas dependendo da instituição financeira os juros para imóveis usados pode ser mais alto. A documentação e as taxas a serem pagas são praticamente as mesmas para os dois tipos de bens.

Diante de todos esses fatores, cada tipo de moradia atrai diferentes públicos que buscam adequar suas necessidades ao bolso. O brasileiro irá comprar no máximo dois imóveis durante toda a sua vida, de acordo com várias estimativas. Por isso esta decisão deve ser levada a sério, com muita reflexão e análise de todos os aspectos envolvidos.

A Foxter fica localizada na Av. Dr. Nilo Peçanha, 1221 - Loja 2, no bairro Três Figueiras em Porto Alegre. Quem está procurando um imóvel, pode entrar em contato pelo e-mail (atendimento@foxter.com.br), pelo telefone (51 3083-7700) ou WhatsApp (51 3083-7777). Ou, se preferir, você pode também conferir estes links úteis da Foxter.

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados