As principais etapas do processo de decisão de compra

19 Jul 2021 | Guia do comprador, Dicas
Tempo de leitura: 5 minutos | -

Autor: Foxter Cia. Imobiliária

Se o simples ato de adquirir um produto qualquer já é algo extremamente complexo, você consegue imaginar quais as proporções que esse processo toma quando se trata do setor imobiliário? Antes de fazer uma decisão de compra, o consumidor passa por vários estágios a partir do momento que percebe que possui uma necessidade a ser atendida.

Ter conhecimento prévio sobre a jornada de decisão de compra facilita as negociações e o fechamento de transações imobiliárias.

São cinco os principais estágios que o cliente percorre antes de decidir comprar um imóvel:

  • Consideração;
  • Busca;
  • Avaliação de alternativas;
  • Decisão;
  • Pós-compra.

Em cada estágio, o comprador possui um comportamento específico. Com o conhecimento sobre cada uma dessas situações, é possível estabelecer ações próprias e facilitar a compra. Diante da importância deste assunto, vamos esclarecer cada um desses tópicos para desmistificar esse processo.

Consideração

Reconhecer a necessidade é a primeira das etapas, pode ser o desejo de sair da casa dos pais, mudar-se para um imóvel maior, ou quem sabe, uma propriedade em uma localização melhor, são diversas as alternativas que podem surgir por parte do cliente. Um bom corretor saberá como auxiliar e prestar um ótimo atendimento, oferecendo alternativas relevantes, entendendo as suas necessidades e dialogando com clareza para que encontre um lugar que atinja as expectativas do comprador.

Busca

A segunda etapa do processo de compra de um imóvel é a busca de informações. Assim que o cliente reconhece a necessidade de se mudar, ele passa a procurar formas de solucionar essa demanda. Com a internet cada vez mais acessível, a busca de imóveis quase sempre se dá digitalmente. Encontrar o imóvel dos sonhos pela internet é muito mais prático.

Um dos segredos para encontrar o imóvel ideal é utilizar os sites de busca de forma correta para que eles sejam eficazes na entrega dos resultados. Identificar uma plataforma imobiliária competente e que facilite a busca do comprador não é tão difícil assim. Dentro da plataforma de busca da Foxter, por exemplo, são disponibilizadas diversas ferramentas eficazes e práticas que facilitam a pesquisa por imóveis.

Avaliação de alternativas

Assim que o comprador realiza a sua busca, ele terá à sua disposição diversos imóveis que se encaixam no seu perfil. Então, o comprador em potencial pode avaliar com mais cautela cada uma das suas opções, e a partir da avaliação das alternativas, ele passará a considerar diversos fatores, que facilitarão a sua escolha em meio a todas as opções apresentadas até então, como o preço, se é melhor pagar à vista ou realizar um financiamento, a qualidade do imóvel, e assim por diante.

Decisão

Após concluir e passar por todas as etapas anteriores, o cliente comprador pode então passar para a decisão de efetuar a aquisição do imóvel. É neste momento que o corretor deve ser assertivo e apresentar com sinceridade e argumentos assertivos, os benefícios que o comprador terá ao fazer o investimento.

Pós-compra

As etapas não acabam quando o cliente resolve adquirir o imóvel. Ainda existe um último momento e é aqui que entra o comportamento pós-compra. Em segmentos como o imobiliário este momento é muito importante, pois a credibilidade do corretor é essencial para que ele conquiste mais clientes, portanto, manter um bom relacionamento e se colocar à disposição é fundamental. Saber dialogar com o cliente e prestar os serviços de modo atencioso fará o corretor ser indicado mais vezes e, assim, se destacar no mercado imobiliário.

A Foxter é uma empresa focada em oferecer soluções imobiliárias completas aos seus clientes e parceiros. Trabalhamos em total sintonia com a equipe de corretores, para ser líder e referência na comercialização de imóveis de médio e alto padrão no Sul do Brasil. Com a missão de criar oportunidades de negócios com muita agilidade e segurança, possuímos profissionais qualificados e comprometidos em buscar o melhor para seus clientes.

A Foxter fica localizada na Av. Dr. Nilo Peçanha, 1221 - Loja 2, no bairro Três Figueiras em Porto Alegre. Quem está procurando um imóvel, pode entrar em contato pelo e-mail (atendimento@foxter.com.br), pelo telefone (51 3083-7700) ou WhatsApp (51 3083-7777). Ou, se preferir, você pode também conferir estes links úteis da Foxter.
 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados