Taxa Selic volta a cair e atinge novo recorde histórico: 4,25%

7 Feb 2020 | Foxter Investimentos, Dicas, Financiamento imobiliário
Tempo de leitura: 4 minutos | -

Autor: Foxter Cia. Imobiliária

Com decisão, a Selic atinge nova mínima histórica. Redução já era esperada por analistas do mercado financeiro.

Nesta quarta feira (05), tivemos mais uma grande notícia para o mercado financeiro, impactando diretamente o mercado imobiliário. A taxa básica de juros (entenda mais sobre clicando aqui), reduziu pela quinta vez consecutiva em um curto espaço de tempo. É o menor patamar desde 1999, quando o Brasil adotou o regime de metas para a inflação. 

Em reunião, o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco do Brasil, decidiu reduzir a taxa de 4,5% para 4,25% ao ano. A medida já era esperada pelo mercado financeiro. A ideia é que a taxa se mantenha até o final do ano e a expectativa é que ela só volte a subir em 2021.

Em comunicado, o Copom apontou que deve interromper os cortes na taxa Selic."O Copom entende que o atual estágio do ciclo econômico recomenda cautela na condução da política monetária. Considerando os efeitos defasados do ciclo de afrouxamento iniciado em julho de 2019, o Comitê vê como adequada a interrupção do processo de flexibilização monetária".

Segundo pesquisas do G1 economia, os próximos passos a serem dados continuarão dependendo da evolução da atividade econômica, principalmente das projeções e expectativas de inflação, tudo já pensando no calendário de 2021. A meta central de inflação para 2020 é de 4%. Como o sistema prevê margem de tolerância, a meta será considerada formalmente cumprida se ficar entre 2,5% e 5,5%. Para 2021, o objetivo central de inflação é de 3,75% (tolerância entre 2,25% e 5,25%).

Mercado Imobiliário 2020

Com a Taxa Selic cada vez mais baixa, as expectativas para o mercado imobiliário em 2020 são as melhores, possibilitando o financiamento imobiliário com parcelas mais baratas e atraindo investidores.

Esse ano as operações de crédito no mercado imobiliário serão realizadas com mais facilidade. Isso porque, assim como a taxa Selic, outras taxas de juros tendem a diminuir. Dessa forma, tanto consumidores quanto investidores se sentem mais estimulados a comercializar créditos de financiamentos. E, a queda das taxas de financiamento praticadas pelos bancos impactam profundamente o poder de compra da população.

Tendo em vista o bom momento para investir em imóveis, preparamos uma lista com os principais motivos para investir no mercado imobiliário. Confira a matéria completa em nosso Blog Por que investir em Imóveis? 

Fontes: G1 economia e Blog Foxter.

 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados