Caixa reduz juros de crédito imobiliário para pessoa jurídica

14 Feb 2020 | Financiamento imobiliário
Tempo de leitura: 4 minutos | -

Autor: Foxter Cia, Imobiliária

De acordo com a instituição, a taxa mínima passará de 9,25% para 6,50% ao ano, mais a taxa referencial. Esta taxa vale para clientes que já possuem relacionamento com o banco.

A Caixa Econômica Federal anunciou quarta-feira, 12, a redução das taxas de juros cobradas em financiamentos imobiliários voltados para empresas. De acordo com a instituição a taxa mínima do crédito imobiliário para pessoas jurídicas passará de 9,25% para 6,50% ao ano, mais a taxa referencial.

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, afirmou que a instituição tem a expectativa de alcançar em 2020 participação de 70% no crédito imobiliário para pessoas jurídicas. Em 2019, segundo ele, essa participação, levando-se em conta os novos contratos fechados, ficou em 30%, ou R$ 4,9 bilhões.

No caso das instituições que não possuem relacionamento com a Caixa, a taxa mínima passou de 13,25% para 11,75% ao ano, mais a TR. O prazo da construção é de até 36 meses em todos os casos. Já o prazo de carência é até 12 meses.

Outra novidade é que a Caixa lançou opções de financiamento imobiliário para empresas com indexação no CDI. As empresas poderão fechar contratos com custo de CDI mais um cupom de 1,48% ao ano para as pessoas jurídicas com relação com a Caixa e de CDI mais 5,40% ao ano para aquelas que não possuem relação. Existe ainda a possibilidade de contratos ligados a um percentual do CDI – no caso, 119% para quem possui relação com o banco e 194% para quem não possui.

De acordo com Guimarães, a Caixa conseguiu lançar contratos com indexadores diferentes da TR porque o prazo médio das carteiras de crédito imobiliário também tem diminuído.

“No crédito imobiliário (para pessoa física), por exemplo, você pode abater o saldo com FGTS a cada dois anos”, pontuou. “A competição entre bancos também tem diminuindo o prazo médio das carteiras de crédito imobiliário”, acrescentou, em referência à portabilidade de crédito imobiliário, que tem crescido entre as pessoas físicas.

Afirma-se que a redução do prazo das carteiras de crédito imobiliário também reduz o risco das operações. “Queremos gerar discussão entre as diferentes oportunidades (de financiamento imobiliário para empresas). Quanto mais opções oferecemos, mais podemos discutir qual é a melhor opção de preço”, comentou.

Fontes: Revista EXAME e Blog Infomoney.

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados