Tendências de Cores para seu imóvel em 2020

3 Jan 2020 | Dicas
Tempo de leitura: 5 minutos | -

Autor: Foxter Cia. Imobiliária
Foxter Cia. Imobiliária

Quais são as cores favoritas na hora de dar um novo visual para a sua casa ? 

As cores são elementos presentes em nossas vidas em diversos contextos, desde os alimentos que ingerimos, roupas que vestimos e até mesmo na influência do humor. Elas são fundamentais, por isso a importância na hora de escolher a cor ideal, que combine mais com seu perfil, faça mais sentido para você e traga boas sensações.

Curiosidades

Segundo dados do Blog - Precisão Consultoria 

Registros históricos indicam que as cores começaram a ser utilizadas por nossos primeiros ancestrais para atrair a caça, passando ao longo dos anos a ter maior papel nas culturas e religiões, como na Índia e China, cuja aplicação se dá em forma de energias, ou no Ocidente, onde as religiões utilizavam coloração das roupas para definir hierarquias cristãs.

Cores 2020

Para 2020, o que realmente importa além do conforto de sua casa? “Temos observado nas pessoas um desejo de cuidar mais de si mesmo, dos outros, da natureza, de buscar por sentido. É um avanço do escapismo e do desejo por mais criatividade”, diz Fernanda, da AkzoNobel gerente de cores e comunicação da AkzoNobel América Latina, dona da tintas Coral.

Para suprir a esses desejos, a companhia escolheu a cor do ano 2020, que em português ganhou o nome de Praça no Inverno (a original, em inglês, é Tranquil Dawn, ou Amanhecer Tranquilo). O nome e a cor, segundo Fernanda, remetem à busca por momentos de calma e contemplação. “Buscamos espaços onde podemos contemplar nosso futuro, considerar nosso propósito no mundo, locais onde nos conectamos com amigos, família, nosso meio e a natureza.”

Esses estudos de clima servem apenas para os lançamentos anuais. O restante das cores da paleta (que geralmente tem entre 2000 a 3000 cores) tem definições mais simples. “Os nomes são pensados de acordo com as sensações e o visual que uma cor pode transmitir. Também são levadas em conta a cultura e o conhecimento

popular”, diz Sylvia Gracia, consultora de marketing, conteúdo e cores da Suvinil.

“Em nossa cultura, fazemos algumas associações entre cores, frutas, céu, mar, natureza. Também usamos jargões de cultura regional”, conta ela. É daí que vieram nomes como Mousse de Maracujá, Beijo Baiano, Samba Popular e Cajuzinho”. Destacando outra a cor em alta para 2020: o azul clássico da pantone (19-4052), que remete ao mar e leveza.

A correta utilização das cores é um importante aliado para o equilíbrio dos ambientes e daqueles que os habitam, sendo gerador de bem estar, o que eleva a auto estima e reduz o stress, além de facilitar a comunicação e aumentar a produtividade, eliminando ansiedade, angústia e depressão.

Também, no ponto de vista técnico as cores podem influenciar no tamanho e formato dos cômodos, onde as cores ditas “quentes” (como o vermelho e o amarelo) aumentam os objetos e as “frias” (como azul e o verde) reduzem as dimensões aparentes dos objetos.

As cores influenciam até mesmo na percepção do tempo, uma vez que estudos comprovam que em ambientes com cores “quentes” as pessoas subestimam a passagem do tempo, ocorrendo o contrário com aquelas posicionadas em ambientes com cores “frias”.

Porém, é importante ressaltar que, independentemente do significado das cores, cada pessoa tem uma percepção diferente e se identifica com a cor que melhor representa sua fase de vida ou personalidade.

Fontes: Blog 6min e Blog CRD


 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados