A Casa do Futuro

17 Jan 2020 | Dicas, Institucional
Tempo de leitura: 10 minutos | -

Autor: Foxter Cia. Imobiliária
Foxter Cia. Imobiliária

Tecnologia aliada ao mercado imobiliário  

Apesar da resistência à mudanças se comparado com outros setores o mercado imobiliário vem incorporando tecnologia e inovação no processo construtivo e concepção de novos produtos — desde os materiais de construção mais resistentes e inovadores, até a infraestrutura de bairros com apartamentos e casas inteligentes. Se reinventando e trazendo novidades bastante atrativas, que vão de encontro às maiores necessidades de clientes.

Essas novas tecnologias de construção contam com recursos para otimizar a mão-de-obra e a utilização da automação, diminuindo os custos e aumentando a velocidade da produção, que são os maiores benefícios para as edificações modernas, sendo requisitos para as construções futuras.

Muitas residências já são entregues com toda a infraestrutura necessária para receber os aparelhos de automação, como luzes, áudio e vídeo, cortinas motorizadas, etc. Esses são alguns exemplos de novas tecnologias, que tem levado segurança, praticidade e economia, que são bastante atrativas nos dias de hoje.

Automação Residencial 

Sua casa na palma da mão: de olho nas novidades do mercado, diversos gaúchos estão customizando seus imóveis com objetos de automação. O número de projetos de adaptação vem crescendo progressivamente nas residências. No entanto, as construtoras e incorporadoras também estão se adequando às novas exigências do mercado de empreendimentos inteligentes.

Alguns exemplos de automação residencial são:

Portaria com Biometria: o uso da biometria atribui maior segurança ao local, além da praticidade no acesso. As portarias já estão aderindo o controle de fluxo por biometria e até reconhecimento facial. Todo monitoramento na palma da sua mão: câmeras são controladas por celular, somente pessoas cadastradas são autorizadas a circularem no ambiente. Ressaltando que com biometria é desnecessário que um porteiro esteja fisicamente posicionado, pois todo o acesso e toda a averiguação ocorrem remotamente.

A portaria com biometria é apenas um exemplo de automação residencial aliada ao mercado imobiliário. Existem muitos outros como:

Fechadura biométrica: acabando com as dores de cabeça causadas pelo esquecimento das chaves de casa, os leitores biométricos, além de proporcionar mais segurança, dispensam o uso de outros objetos que não sejam as digitais dos proprietários.

Persianas automatizadas: com um simples toque na tela do celular, você pode abrir, fechar e até mesmo programar a persiana para fazer esses processos em determinadas horas do dia.

Iluminação: na palma da mão você dá o comando. Em segundos, as luzes do ambiente se adequam ao seu gosto. Prático e direto.

Climatização: temperatura que se adapta aos padrões do usuário, dispensa até mesmo o uso frequente de controle, pois os condicionadores de ar lembrarão seus gostos e farão tudo automático.

Áudio e vídeo: controles programáveis e diretos do smartphones.

Consumo: Medição de consumo de energia nas tomadas – com previsão de consumo em dinheiro.

Para ter mais conhecimento dessas novas tecnologias acesse nosso Blog e conheça empreendimentos inteligentes em Porto Alegre.

A automação residencial, proporciona acesso remoto a sua casa, permitindo o controle de dispositivos e equipamentos de qualquer lugar ou quando no local, agilidade na execução de tarefas rotineiras e diárias.

Novas relações com os Espaços

Hoje em dia com as novas tendências e tecnologias que se manifestam no mercado imobiliário, possuímos cada vez mais novas relações com espaços dispondo de conceitos inovadores de armazenagem, onde o cliente aluga um box e guarda seus pertences de forma segura, plataformas de moradia on demand sem burocracia, em que o usuários podem alugar o imóvel que quiser, pelo tempo que for necessário. E, também formas com a qual empresas, equipes e profissionais trabalham, compartilham, se relacionam e criam oportunidades de negócios. Abaixo uma breve explicação sobre cada um desses novos conceitos e seus benefícios.


Self Storage

Ao invés de jogar fora, guarde fora de casa

Com a ideia originária dos EUA, o Brasil aderiu ao seu mercado, utilizando especificamente para abrigar objetos, documentos, coleções e até mesmo móveis. Atendendo o público que viaja para outro estado ou país e não tem como levar tudo consigo, ou também, para aqueles que se mudam e não querem se desvencilhar de certos objetos.

Coworking (tudo em um mesmo espaço)

Já os coworkings são espaços compartilhados, que podem ser uma opção de aluguel para trabalhar em determinados momentos. Estão localizados nos grandes centros e são de fácil acesso. Existem diferentes tipos, como exemplo: salas para reuniões, áreas comuns para academia, jogos, sala de ioga e cafeterias. Atendem o público que quer evitar deslocamentos diários e aproveitar para desfrutar de lazer em um mesmo espaço, sem perder tempo. Podemos citar exemplos de Coworkings que chegaram em Porto Alegre em 2019: WeWork, Flowork, assim como vários novos empreendimentos que têm espaços exclusivos para Coworking Go24, Plazinha, Carlos Gomes Square.

O coworking motivou as pessoas que moram em condomínios aderirem o novo estilo de vida, aproveitando as áreas exclusivas para reuniões de trabalho e receber clientes de fora. Uma forma de evitar congestionamentos e economizar tempo. Os moradores acabam unindo o útil ao agradável, poupando dinheiro, sem precisar alugar ou comprar uma sala comercial.

Aluguéis On Demand (100% digital)

São plataformas de moradia 100% digital e sem burocracias, que se alinham com a flexibilidade da nova economia. Entregando uma rentabilidade muito mais proveitosa comparada ao modelo tradicional de aluguéis.

Com a necessidade de locação temporária com apartamentos mobiliados, muitas empresas têm ido em busca de locais como estes, de fácil acesso e disponibilidade, para seus funcionários. Inclusive para investidores fora das grandes cidades, afastadas de centros urbanos, que têm a necessidade de viajar com mais frequência, os aluguéis on demad são a melhor opção. 

As ideias e inovações trazidas pelas empresas de tecnologia devem, enfim, conferir um upgrade ao mercado imobiliário.

Fontes: Infomoney, Imovelweb, Blog Portaria do Futuro e Blog Foxter.


 

 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados