Mercado Imobiliário: O que esperar para 2020?

10 Dec 2019 | Guia do comprador, Financiamento imobiliário, Foxter Investimentos
Tempo de leitura: 6 minutos | -

Autor: Foxter Cia Imobiliária

Conheça, invista e esteja por dentro das principais tendências de mercado para o próximo ano.

Fazendo uma retrospectiva do ano de 2019, destacamos que o mercado imobiliário experimentou avanços, devido ao aumento de vendas em unidades a serem construídas, diminuição de estoque de unidades prontas e redução do endividamento. Segundo dados do Jornal Estadão, podemos ressaltar a captação recorde por parte de incorporadoras e construtoras, sendo mais de 4 bilhões em ofertas de ações privadas destinadas à realização de empreendimentos comerciais e residenciais no Brasil.

As perspectivas para o mercado imobiliário em 2020 são as melhores, comparando aos anos anteriores, devido a crise econômica que atingiu o Brasil entre 2014 a 2018 afetando o setor. E agora a recuperação dos preços dos imóveis após a recessão no país, está atraindo os investidores de volta a esse mercado.

Somado a isso, com a queda dos juroscomo a taxa Selic, que reduziu a 5% ao ano em novembro de 2019 – o interesse no mercado imobiliário em 2020 aumentou ainda mais. Isso é o que apontam os especialistas diante do contexto que se desenha. De acordo com os indicadores imobiliários Nacionais, realizados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), as vendas contabilizadas no segundo trimestre de 2019 apresentaram um aumento de 16% em relação ao mesmo período no ano anterior. E em relação ao último semestre, o aumento foi de 12,1%.

Enfatizando a conjuntura econômica, o momento será de mais demanda por imóveis dentro do novo cenário. Desse modo, a compra de imóvel para locação está aparecendo com mais relevância para o brasileiro. E, mesmo se estivessemos ainda em meio a crise, essa é a tendência padrão, que dificilmente “sairá de moda”.

Com base nesses números, especialistas começaram a fazer projeções acerca do próximo ano. Veja no próximo tópico!

PROJEÇÕES MERCADO IMOBILIÁRIO 2020 

  • aumento do investimento em tipos de financiamento imobiliário
  • variedade de ofertas de crédito
  • preocupação com sustentabilidade e uso racional de recursos
  • uso de inovações tecnológicas

Aumento do investimento em financiamento imobiliário 

Uma forte tendência para mercado imobiliário no ano de 2020 é o incentivo do Governo Federal para diferentes tipos de financiamento.

Existe a expectativa que o programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) seja ampliado, possibilitando que mais famílias com renda baixa e média sejam beneficiadas.

Variedade de ofertas de crédito  

Em 2020 as operações de crédito no mercado imobiliário serão muito mais facilitadas, incluindo as ofertas de crédito imobiliário. Isso porque, assim como a taxa Selic, outras taxas de juros tendem a diminuir. Dessa forma, tanto consumidores quanto investidores se sentem mais estimulados a comercializar créditos de financiamentos.

A queda das taxas de financiamento praticadas pelos bancos tem impactado profundamente o poder de compra da população.

Preocupação com sustentabilidade e uso racional de recursos

A moda é cuidar do meio ambiente.

Decorrente de novas formas de produção que têm sido instituídas pela indústria, tendo em vista a escassez crescente de recursos naturais e não renováveis.O ecodesign e as construções sustentáveis já têm sido uma tendência na engenharia civil.

Desenvolvendo consciência ambiental e procurando modificar seus hábitos de consumo, o que se reflete diretamente nas suas prioridades na hora de comprar .

Diante desses dados, podemos afirmar que este é um momento propício para o mercado imobiliário, levando em consideração todas as condições e oportunidades para a aquisição de imóveis, seja para investir ou morar.

Fontes : Blog Vista, Diarinho e Estadão
 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados