Dicas práticas para refrescar sua casa no verão

16 Dec 2019 | Dicas, Guia do comprador
Tempo de leitura: 6 minutos | -

Autor: Foxter Cia. Imobiliária
Dicas da Foxter

Como escapar das altas temperaturas da estação

O verão chega com suas altas temperaturas, causando cansaço e desconforto. O que nos faz mudar de hábitos, tanto em nossa rotina, como na rotina das pessoas ao nosso redor, refletindo diretamente no ambiente que mais nos representa: nossa casa! É fundamental, além de uma alimentação saudável (contendo frutas, verduras e uma boa hidratação), utilizar roupas mais confortáveis e manter uma temperatura agradável no local onde vivemos.

Estamos em um país onde o clima predominante é tropical. Por esse motivo, é importante saber quais são as alternativas que temos para nos refrescar quando os termômetros passam dos 30°C e nem o ar-condicionado parece dar conta.

Confira as dicas que separamos para você ter mais qualidade de vida em sua casa nesse verão.

1) As flores e plantas são fundamentais. Quando utilizadas dentro e fora de casa, influenciam positivamente no controle da temperatura ambiente e nos ruídos desagradáveis. Proporcionam, ainda, um clima tropical, lembrando aspectos naturais que nos transmitem bem-estar e uma energia mais harmônica. A vegetação ainda traz vida, perfuma e alegra os ambientes de maneira delicada.

2) Promova correntes de ar e evite a entrada do sol. Para isso, abra e feche portas e janelas conforme o lado que o vento fresco sopra e feche as cortinas para impedir que o sol aqueça ainda mais a casa. Você sabia que aproximadamente 30% do calor entra em casa através das janelas? Ao fechar as persianas, estores ou cortinas, você pode poupar 7% na conta e baixar a temperatura até aos 20º graus, impedindo que a casa se transforme numa estufa. Ao fechar as portas dos cômodos que não estão sendo utilizados, principalmente aqueles onde bate o sol, você faz com que ar fresco das outras divisões não desapareça.

3) O verão pede cores claras e alegres. Branco e bege são tons perfeitos para essa estação, mas alguns detalhes de cores mais vibrantes produzem a sensação de frescor e reforçam o clima da estação. A designer de interiores Rafaela Bender recomenda as cores em alta para 2020: o azul clássico da pantone (19-4052), que remete ao mar e leveza; o verde bambu, para lembrar a vegetação; o rosa, para levar a delicadeza das flores; e o amarelo, que traz a energia do sol.

4) Opte por cortinas de tecidos simples, como o voil, pois são leves e bloqueiam os raios ultravioletas. As conhecidas lâmpadas de LED também são grandes aliadas, pois não aquecem o ambiente como os modelos tradicionais e ainda são mais econômicas. Melhor ainda é poder contar com a iluminação natural em casa.

5) Evite cozinhar por muito tempo ou assar alimentos. O uso prolongado do forno e do fogão aquece a cozinha e, consequentemente, aumenta a temperatura da casa.

6) Os animais de estimação sentem tanto calor quanto nós sentimos. Por isso, procure dar banhos em gatos, cachorros e outros pets nesse período. Outra boa opção é deixar um pano úmido no chão para que o animal possa deitar ou passar um pouco de água no seu pelo e deixá-lo próximo a um ventilador para se refrescar. Cuide da hidratação do seu bichinho e deixe água fresca sempre disponível.

7) O ar-condicionado ainda é a melhor forma de refrescar a casa durante o verão – ou em qualquer época do ano, já que você regula a temperatura de acordo com seu conforto térmico. De acordo com os especialistas, a temperatura ideal para refrescar a casa gira em torno dos 23ºC. Outra vantagem é que o ar-condicionado espanta mosquitos, principalmente quando age em conjunto com outras formas de prevenção, como telas e mosquiteiros, repelentes e os cuidados básicos para evitar criadouros de larvas em locais com água limpa e parada.

8) Para dormir prefira lençol de algodão, o cetim ou seda podem até parecer mais frescos, já que ficam geladinhos, mas isso só funciona nos dias frios. Isso porque esses tecidos são os famosos “esfria no inverno e esquenta no verão”. Já o algodão permite a ventilação do seu corpo na cama. Por ser uma fibra natural, ele ainda contribui para que o ar tenha um fluxo melhor dentro do quarto.

9) Uma medida mais econômica para aliviar o calorão: fazer gelos bem grandes (dentro de um recipiente) e após colocar na frente do ventilador. Assim, ele irá soprar o ar mais fresco que está em volta do gelo.

10) Os aparelhos eletrônicos liberam calor, até quando estão desligados. Tirando-os o máximo possível da tomada, você irá diminuir a quantidade de calor liberada e ainda economizar energia. 

Com as altas temperaturas e os níveis de reservatórios de água cada vez mais baixos, esses truques caseiros para refrescar sua casa podem ser a melhor opção para sobreviver a um dos verões mais quentes dos últimos tempos. Além disso, você economiza e pode investir em outras melhorias para o seu imóvel.

Fontes: Terra, Uol, Universa e Blog Dufrio. 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados