Taxa Selic cai para 5% ao ano

1 Nov 2019 | Guia do comprador, Financiamento imobiliário
Tempo de leitura: 3 minutos | -

Autor: Foxter Cia. Imobiliária

O que é a Taxa Selic?

Antes de falarmos sobre a queda, vamos entender o que é a Taxa Selic e como ela influencia nos investimentos. O termo Selic é uma sigla que significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia. A Selic é a taxa básica de juros da economia. É o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central para controlar a inflação. Ela influencia todas as taxas de juros do Brasil, como as de empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras.

A Queda

O Comitê de Política Monetária (Copom), decidiu em outubro de 2019 cortar de 5,5% para 5% ao ano a taxa básica de juros da economia. Apesar do impacto pequeno, as operações de créditos devem ficar ligeiramente mais baratas para o consumidor.

Efeitos da mudança

Quando o Banco Central altera a meta da taxa Selic, a rentabilidade dos títulos indexados e a ela se alteram. E isso, resulta na mudança dos custos de captação dos bancos. Ou seja, à redução da taxa, diminui o custo de captação dos bancos que tendem a fazer empréstimos com juros menores.

Na prática

Quando Sobe: Os juros cobrados nos financiamentos, empréstimos, e cartões de créditos ficam mais altos, que gera desestímulo do consumo e favorece a queda da inflação.

Quando Cai: Pegar dinheiro emprestado se torna mais barato, já que os juros cobrados nessa operação ficam menores, o que estimula o consumo.

E o mercado imobiliário nisso?

É de entendimento geral que a Selic impacta diretamente em diversos setores, com o ramo imobiliário não é diferente. Isso acontece justamente pela influência da taxa em outros tipos de juros do mercado financeiro nacional, especialmente o do financiamento imobiliário.

Afinal, a variação da taxa também pode alterar o valor dos imóveis disponíveis no mercado.

Quando a taxa sobe, os financiamentos imobiliários tendem a ter um reajuste nas parcelas, que ficam mais caras. Em caso de diminuição da Selic, o financiamento imobiliário também cai, deixando as parcelas mais baratas. Então, esse seria o momento ideal para investir em um novo imóvel.

Confira uma seleção de imóveis incríveis que você só encontra na Foxter.
 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados