Novembro Azul: Mês do combate ao câncer de próstata

4 Nov 2019 | Institucional, Dicas
Tempo de leitura: 2 minutos | -

Autor: Foxter Cia. Imobiliária

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo que mais atinge os homens, ficando atrás apenas do de pele. Segundo o Instituto Nacional de Câncer estima-se que nos últimos dois anos, foram diagnosticados 68.220 novos casos da doença no Brasil. As maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos.

Inicialmente, a doença tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários, e em casos mais graves infecção generalizada ou insuficiência renal.
O diagnóstico é obtido através de um exame de toque ou sangue que avalia o PSA, uma enzima com algumas características de marcador tumoral ideal. Os exames devem ser feitos anualmente para acompanhar possíveis alterações na próstata, e também recomendado quando há presença dos sinais e sintomas citados anteriormente.

Não existe uma única causa para o câncer de próstata. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre os homens. Mas os riscos aumentam conforme a idade, genética, e até sobrepeso e obesidade.
Existem algumas precauções que podem ser tomadas como: manter uma alimentação saudável, não fumar, identificar e tratar problemas como pressão alta, diabetes e colesterol alto, manter um peso saudável e praticar regularmente atividades físicas.

Por ser uma doença que atinge tantos homens, surgiu o movimento mundial Novembro Azul. O movimento que teve origem em 2003, na Austrália, tem como objetivo de chamar a atenção para a prevenção e diagnóstico precoce da doença.
Para a Foxter conscientizar é sempre importante, por isso, apoia o movimento Novembro Azul.
 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados