Morar com Cultura

13 Nov 2019 | Dicas, Manual do proprietário
Tempo de leitura: 8 minutos | -

Autor: Foxter Cia. Imobiliária

Para quem procura imóvel perto de espaços culturais, selecionamos bairros que contemplam diversas atividades.

Porto Alegre é uma cidade histórica por si só. Seus empreendimentos e edifícios refletem uma cultura impregnada nas ruas e avenidas. Com opções de museus, saraus, shows, festivais, teatros e cinema, a capital gaúcha é o local ideal para quem gosta de cultura.
Claro, é necessário avaliar as suas preferências na hora de escolher qual região da cidade morar. Para ajudar na tomada de decisão, preparamos uma lista com os bairros de Porto Alegre que apresentam os melhores pontos culturais.

Centro Histórico

Esse é um dos bairros mais antigos da capital. Ele guarda grande parte da história da cidade. A Casa de Cultura Mário Quintana é um centro cultural criado no antigo Hotel Majestic, um grande ponto turístico da cidade. O espaço homenageia o poeta e conta com diversos espaços: teatros, salas de cinema, exposições, oficinas e bibliotecas, além do Acervo Elis Regina e do Quarto do Mário Quintana.

O Centro Histórico também conta com o Mercado Público, Usina do Gasômetro, Theatro São Pedro, Praça da Alfândega e muito mais. A localização favoreceu a urbanização e os pontos históricos tornaram-se referências do bairro.

Cidade Baixa

A Cidade Baixa é uma região boêmia de Porto Alegre. Bares, pubs, restaurantes e atividades ao ar livre: o que não falta é cultura. O ambiente oferece também a Travessa dos Venezianos, que são 17 casinhas coloridas tombadas como Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre. lá acontecem festas juninas de rua, feiras e exposições. Na Cidade Baixa você ainda pode visitar o Teatro de Câmara Túlio Piva, Museu Joaquim Felizardo e Solar Lopo Gonçalves.

Moinhos de Vento

Moinhos de Vento é um dos bairros mais valorizados de Porto Alegre. Conta com uma ótima infraestrutura e conforto com construções modernas entre os antigos casarões. O bairro tem inúmeras opções de lazer como clubes, áreas verdes, parques e centros comerciais. A região também dispõem de agitação noturna especialmente localizada nas ruas Fernando Gomes e Padre Chagas. Um ponto de importância histórica é a Hidráulica Moinhos de Vento, localizada em um dos parques mais frequentados da capital.

Jardim Botânico

Esse é uma ótima opção para quem prefere viver com tranquilidade. Afastado da zona central e muito disputado por moradores que buscam um alto padrão de moradia, o bairro proporciona uma estrutura completa e a atração que batiza o bairro: Jardim Botânico. Junto ao parque principal, as áreas verdes são o maior atrativo da região.

Bela Vista

O bairro tem à praça da Encol. Um espaço arborizado, que conta com um playground para divertir as crianças. Muitos eventos esportivos e sociais são recebidos na praça, principalmente nos finais de semana. A praça está sempre sendo renovada. Recentemente ganhou um cachorródromo e duas quadras de futevôlei.

Rio Branco

Chamado anteriormente de Colônia Africana, o Rio Branco é um dos bairros mais tradicionais da capital. Entre as opções culturais que o bairro dispõe são espaços como o Museu Histórico Bispo Isac Aço, o Palacete H. Theo Möller e ambientes arborizados como a praça Sílvio Ughini. A parte comercial é bastante diversificada, oferecendo bares, restaurantes e casas noturnas.

Vila Assunção

Localizado na Zona Sul, a Vila Assunção fica a cerca de 12km do centro da capital. Esse bairro é uma oportunidade para quem busca regiões silenciosas com belas paisagens. A Vila Assunção apresenta praças, parques com áreas verdes e clubes. Por estar às margens do Guaíba, é possível praticar esportes e outras atividades ao ar livre.

Cristal

Nesse bairro fica um dos principais museus de Porto Alegre: a Fundação Iberê Camargo. O museu, que é voltado para estudar e preservar as obras do pintor gaúcho, disponibiliza de outras artes também. Ele abre aos sábados e domingos, das 14h às 19h. Além do museu, fica localizado no bairro o BarraShopping Sul, onde você pode aproveitar, salas de cinema, espaço de eventos e muito mais.

Bom Fim

Esse bairro fica ao lado de um dos principais cartões postais da cidade: O Parque Farroupilha. Aos finais de semana é possível se encontrar com os amigos e familiares para relaxar, tomar um chimarrão, andar de pedalinho ou passear pelo brique. O Bom Fim também abrange concertos no Auditório Araújo Vianna, além do Bar Ocidente, reduto do rock gaúcho.

Floresta

No bairro Floresta você encontra diversas construções antigas, que contam a história da cidade. O shopping Total é um dos exemplos dessas estruturas, uma antiga fábrica de cerveja, projetada em 1911. Além de ser um centro de compras, também compõe um amplo centro cultural, composto pela Alameda dos Escritores, Alameda dos Artistas, Alameda das Artes e uma programação grande de eventos culturais. O bairro oferece também o Vila Flores, um espaço cultural com shows, brechós, oficinas, saraus e outros eventos.

Esperamos ter te ajudado com as nossas dicas de bairros para quem ama cultura. Aproveite para conhecer as melhores ofertas de imóveis nestes bairros clicando aqui.
 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados