Conheça o Centro Histórico

26 Nov 2019 | Dicas
Tempo de leitura: 6 minutos | -

Autor: Foxter Cia. Imobiliária

O Centro Histórico é um bairro da Capital que se confunde com a própria história da cidade. O bairro recebeu esse nome em dezembro de 1979 e teve sua denominação fixada pela lei n°10.364.

O projeto do Centro Histórico, veio do político Otávio Rocha, que se empenhou em transformar a cidade em uma “Nova Paris”. Os ideais positivistas foram inseridos também no plano cultural do bairro.O que resultou em diversos estabelecimentos para estimular a população de modo social e intelectual.

O Centro Histórico é muito rico culturalmente, ele acomoda grandes pontos turísticos da cidade, como o Mercado Público de Porto Alegre: um ambiente que oferece tanto produtos regionais quanto produtos exóticos. Em sua estrutura, o centro histórico tem também o Theatro São Pedro, um edifício no estilo neoclássico que oferece a cidade diversos espetáculos artísticos. A região também tem a praça da alfândega, espaço onde acontece a anual feira do livro.

O bairro acolhe em sua estrutura a Usina do Gasômetro, uma antiga usina brasileira de geração de energia. O lugar se tornou um Centro Cultural em 1995, tornando-se um espaço de convívio, cultura, turismo e lazer para os mais diversos públicos.
Uma das ruas mais famosas do bairro é a Rua dos Andradas, a qual fala muito sobre a história de Porto Alegre. O prédio do Comando Militar do Sul (CMS) e Igreja Das Dores também compõem a região.
O Centro Histórico é repleto de grandes obras arquitetônicas! Entre elas estão: a Casa de Cultura Mário Quintana, Catedral Metropolitana de Porto Alegre, MARGS e, também, o Viaduto Otávio Rocha.
 

Casa de Cultura Mário Quintana 

A Casa de Cultura Mário Quintana é o antigo Hotel Majestic, que entre os anos 1968 e 1980 teve como hóspede o poeta Mário Quintana. Em 1990 o prédio foi comprado e transformou-se no centro cultural, que está voltado para cinema, música, artes visuais, dança, teatro, além da realização de oficinas e outros eventos ligados à cultura. A Casa homenageia grandes artistas da cultura do Rio Grande do Sul.  

Catedral Metropolitana 

A Catedral Metropolitana ou Igreja Matriz de Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre tem sua história totalmente alinhada com a origem de Porto Alegre. Sua construção iniciou com a chegada dos Colonos Açorianos e com alguns soldados paulistas que apenas esperavam para seguir rumo às Missões. O projeto tem estilo barroco, com um corpo de três aberturas ladeado de dois campanários.
 

MARGS 

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS), é um dos principais museus de arte do Estado e um dos mais importantes do país. Em seu acervo, constam mais de 5.000 obras de arte, abrangendo pinturas, esculturas, cerâmica, desenhos, arte têxtil, fotografia, arte digital e design, entre outros.
 

Viaduto Otávio Rocha 

O Viaduto Otávio Rocha tem suas origens em 1914 e é uma destacada obra de engenharia da capital. Desde sua construção, o Viaduto Otávio é um importante ponto de referência da cidade. Entre 2000 e 2001 foi reformado e suas lojas revitalizadas, ganhando novos pisos e instalações elétricas e hidráulicas.

Residir no Centro Histórico é muito mais que usufruir de uma ampla variedade cultural, é também aproveitar dos benefícios que morar no centro da cidade oferecem. Como a facilidade em acessar as principais vias da cidade, a proximidade com comércios e muito mais.

Os imóveis no Centro Histórico tem características bem específicas, em sua grande maioria são apartamentos amplos e antigos, e normalmente sem garagem, afinal no bairro é possível fazer a maioria das atividades à pé

A Foxter conta com uma seleção de imóveis incríveis no Centro Histórico. Confira!
 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados