Planejamento financeiro: avalie a melhor maneira de pagar

17 Oct 2019 | Dicas
Tempo de leitura: 6 minutos | -

Autor: Foxter Cia.Imobiliária

O planejamento financeiro para comprar um imóvel é o melhor caminho para esta conquista. E isso não é novidade. Mas, o que muitos querem saber é como se organizar financeiramente para encontrar a melhor maneira de pagar este imóvel. Dentre as opções de como pagar o imóvel, destacamos as 3 principais delas: à vista, financiado e opção de dação.

À vista é, e sempre será, a melhor maneira de pagar. Seja qual o for o produto ou serviço. Quando temos o pagamento à vista, temos também o poder de barganha, aquela boa e tradicional pechincha. Os juros podem cair a zero, o desconto no valor total pode ser maior, enfim, são vantagens que somente o pagamento à vista lhe dá.

A prazo, ou seja, financiado, o contrário acontece. Com um maior tempo para pagar, tanto o dono do bem, quanto quem financia a sua compra, no caso o banco, reverte a ‘vantagem’ do pagamento a prazo - longos prazos - em juros. A grande maioria dos brasileiros optam pela compra do imóvel financiado. Esta é a forma mais viável para muitos realizarem o sonho da casa própria. Algo que também requer planejamento financeiro para ser, de fato, uma conquista. E não um compromisso que acaba sendo muito difícil de ser cumprido.

O ideal, segundo os economistas, é não comprometer mais de 30% da sua renda mensal com as parcelas.Esta é uma margem de segurança que lhe garante a melhor maneira de pagá-las. Para quem financia, a melhor maneira de pagar é, sem dúvidas, o planejamento. Do início ao fim do processo. Os bancos financiam, no máximo, 80% do valor do imóvel. Estes 80% podem ser pagos em até 35 anos. Um prazo longo e que exige muita disciplina e planejamento para ser cumprido. Com planejamento financeiro, é possível quitar essa dívida em menos tempo. Os bancos são bem flexíveis neste sentido, inclusive, com abatimento de juros.

Como adiantar o período de pagamento do financiamento imobiliário?

O uso do FGTS é uma ótima alternativa para isso. A cada dois anos, você pode usar o seu FGTS para abater sua dívida de duas formas: no saldo devedor ou no número de parcelas. Ambos têm descontos nos juros em percentuais diferentes. Por isso, é importante ver qual o mais viável para o seu cenário.

Aqui, a orientação prática é: veja qual desconto é mais impactante para o seu planejamento financeiro.

Quem tem renda fixa e consegue se organizar melhor, pode se planejar para usar o 13º salário e as férias da mesma forma, investindo a quantia no abatimento da dívida do imóvel. Perceba que tudo requer muito planejamento e disciplina. Mas vale muito a pena!

Dica do Especialista: quanto maior valor da entrada, menor o valor da parcela e das taxas de juros praticadas. Analise as possibilidades de se organizar melhor para um cenário mais favorável de financiamento.O processo de compra de um imóvel tem taxas de documentação, administrativas etc., que devem ser pagas por quem compra. Destes valores, alguns são de acordo com o valor do bem e outros, de cartórios e outros gastos. Você não pode ser pego de surpresa aí! Precisa estar ciente de quais são estes valores para se organizar e não interromper ou adiar a sua conquista. Depois de todo o processo concluído, há itens de uma casa nova que precisam contar no seu planejamento financeiro:

Mudança e mobília;

Reformas e consertos;

Precisa ativar o sistema de gás do imóvel?

Parece pouco, mas, quando somados… e mais: todos os seus custos e de sua família devem constar no seu planejamento financeiro. Só assim ele será preciso nos resultados. E, se você tem um imóvel que não está sendo utilizado e nem está gerando uma renda extra para você – pelo contrário, apenas despesas como condomínio e IPTU – uma ótima solução é à “Opção de Dação”. Nesse tipo de pagamento, você pode utilizar o seu imóvel como entrada para outro que está em construção. Essa é uma prática bem comum realizada pelas Construtoras. Com isso, você pode investir em um novo negócio, que mais vantajoso para você.

Planejamento Financeiro e a compra do imóvel

Planejar, neste caso, está diretamente atrelado a poupar. E poupar, para muitos, é um desafio e tanto. São tantas as ‘prioridades’ que surgem no nosso dia a dia, que o planejamento financeiro quase sempre cai por terra, certo? Errado! Palavra do Especialista: para dar certo, a sua única prioridade deve ser seguir o seu planejamento financeiro.

Quando você dá prioridade a outra coisa, fatalmente, esse planejamento não é seguido, logo, não dá certo. Existe uma série de aplicativos com o objetivo de ajudar no planejamento financeiro, que são muito bem avaliados por quem os utiliza. Para quem tem mais dificuldade em se organizar, vale uma pesquisa e um período de testes utilizando esse tipo de ferramenta.

Qual a sua maior dificuldade em se organizar financeiramente para a compra do imóvel e para encontrar a melhor maneira de pagar?

Deixe suas dúvidas nos comentários que a gente te ajuda!
 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados