Como evitar o estresse dos pets que moram em apartamento

31 Oct 2019 | Institucional, Dicas
Tempo de leitura: 3 minutos | -

Autor: Foxter Cia. Imobiliária

De acordo com um levantamento feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o estresse atinge cerca de 90% da população do mundo inteiro. Com os pets não seria diferente.
Ter um bichinho de estimação faz parte da realidade da maioria dos brasileiros. Sejam cães, gatos, roedores ou até espécies mais exóticas. É possível tê-los como companhia mesmo sem pátio. Em apartamentos, bastam algumas adaptações para acolher seu amiguinho e evitar que ele desenvolva estresse.

Mudança de ambiente, troca de tutores, novos animais em casa, espaço pequeno, barulhos constantes e inúmeros outros fatores podem ocasionar ansiedade, estresse e até depressão. Por isso, é importante observar alguns comportamentos que possam sinalizar que os mesmos estão enfrentando esses problemas:

Miados excessivos: Alguns gatinhos são naturalmente mais vocais que outros, mas um miado alto e constante não é positivo, ainda mais se vier acompanhado de expressões como agonia e pânico. É importante recorrer à um médico veterinário.

Problemas gastrointestinais: O estresse pode levar seu pet a desenvolver problemas estomacais. Diarreia, constipação ou outro problema digestivo. Embora esses sintomas possam ser atribuídos a outras doenças podem ser causados também pelo estresse.

Lambidas e coceiras em excesso: É bastante comum que os bichinhos tenham o comportamento de se lamberem e coçarem, mas quando se torna compulsivo pode ser um problema, principalmente se aparecerem feridas ou falhas na pelagem. Da mesma maneira, coçar-se sem parar durante um longo período demonstra incômodo.

Comportamento Agressivo: Rosnado, mordidas, lombos eriçados, pupilas dilatadas e arranhões acontecendo repentinamente são um sinal de alerta sobre a saúde mental do seu amigo de quatro patas. Durante períodos de estresse, seu pet pode até mesmo atacar outros animais, visitas ou a própria família.

Para manter a saúde do seu bichinho é preciso uma boa alimentação, uma rotina de passeios diários e brincadeiras, ter seu próprio cantinho de descanso, e acima de tudo receber muita atenção e carinho dos seus tutores. As causas que desencadeiam o estresse são variadas, mas é bom investir em empreendimentos que ofereçam qualidade de vida tanto para você, quanto para seu pet.

O mercado imobiliário está cada dia mais investindo em áreas de lazer, e os animais de estimação também são contemplados com esses espaços. Diversos empreendimentos oferecem espaços dedicado aos pets: pet care, pet walk, pet play, space dog, pet garden, pet place ou pet space.

Esses são apenas algumas dicas que devem ser observadas para manter a saúde do seu pet.

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados