Qual o imóvel ideal para o seu PET?

9 Sep 2019 | Dicas, Manual do proprietário
Tempo de leitura: 6 minutos | -

Autor: Foxter Cia. Imobiliária

Segundo dados do IBGE e atualizados pela inteligência comercial do Instituto Pet Brasil em 2018, foram contabilizados 139,3 milhões de animais de estimação no Brasil. Esses números confirmam a tendência de que mais pessoas estão buscando a companhia de um bichinho.

Os animais de estimação na maioria das vezes são vistos como membros da família, e na hora de escolher um imóvel não é diferente. Tipo, tamanho e idade do animal devem ser levados em consideração na hora de escolher o espaço que irá acolher o seu bichinho.

Cada vez mais a indústria da construção civil entrega moradias modernas e de acordo com o estilo de vida atual. Já não são raros empreendimentos com espaço dedicado aos pets: pet care, pet place, entre outros. Mas, antes disso, cada bichinho precisa de um espaço mínimo - além de outros cuidados, como atividades e alimentação, por exemplo. Por outro lado, existem habitações onde pets são proibidos por regras de convenção de condomínio.

E falando de espaço, esta é uma necessidade básica, considerando a saúde física do seu animal. Veterinários indicam que os pets sempre pratiquem exercícios, por isso, não precisar sair do condomínio para passear com seu pet, ou mesmo dispor de um espaço dedicado para o catioro ou gatineo, pode ser muito importante na hora de escolher o novo imóvel. Cada tipo de pet necessita de cuidados diferentes, que devem ser considerados.

Cães

O melhor amigo do homem não pode ficar de fora dessa lista. Ao tomar as medidas necessárias e escolher o cão pelo porte é possível adaptá-lo em quase qualquer ambiente. Cães de pequeno à médio porte são ideais para apartamentos, mas cães maiores também podem se adaptar ao ambiente desde que tenham uma boa rotina de exercícios. Segundo a veterinária Fernanda Fragata, para o site da ÉPOCA, passeios diários com os cães melhoram à condição cardiovascular, fortalecem músculos, previnem a hipertensão, obesidade e diabetes.

Se o seu amigo é “muito comunicativo” vale à pena considerar um isolamento acústico do imóvel para não criar problemas com os vizinhos.
 

Designed by Freepik

Gatos

A pesquisa do IBGE apresentou o crescimento da escolha por gatos como companheiros. O bichano representa 8,1%. Podemos associar esses números a independência do gato, que não necessitam de passeios e fazem sua própria higienização. Os felinos também aproveitam melhor os espaços verticais como móveis e janelas.

Gatos se adaptam facilmente em apartamentos - até os mais compactos, mas são necessários alguns cuidados como telar as janelas para evitar acidentes. Outro detalhe importante, é garantir que seu gatinho brinque diariamente, para evitar o estresse que pode causar queda de pêlos, perda de apetite e irritabilidade. Bolinhas, arranhadores ou até caixas de papelão são ideais para os bichanos.

Aves

Ter um pássaro como animal de estimação pode ser uma enrascada, se não tratado da forma correta. As aves emitem sons como canto ou até em gritos - como um papagaio.

Pássaros maiores como araras ou até mesmo caturritas, necessitam de um pouco mais de interação pois são mais inteligentes. Aves menores, como por exemplo periquitos, precisam apenas de uma gaiola resistente para estarem bem atendidos. Gaiolas devem ficar em locais estáveis, ou seja, livres de mudanças de temperatura e umidade, longe de barulhos altos ou odores fortes. Evite deixá-las na cozinha, pois alguns tipos de panelas, liberam gases que podem ser tóxicos para aves. Para manter os pássaros entretidos, pode oferecer à eles cordas, balanços e escadas.
 

Designed by Freepik

Roedores

Para quem não dispõe de um imóvel amplo, roedores são as melhores opções. Podem ser criados em gaiolas, que contenham espaços separados para alimentação e brinquedinhos. Os animaizinhos não necessitam de tanta atenção e nem de passeios. Para manter seus roedores em exercício, o ideal é presenteá-los com rodas giratórias, labirintos e bolas de exercícios.

Répteis

Esses animais têm conquistado cada vez mais espaço na casa dos brasileiros. O primeiro cuidado necessário é à regulamentação do seu bicho. Ele deve vir de um criador legalizado, e é preciso também ter licença adequada certificada pelo IBAMA.

Animais como cobras, tartarugas e cágados não necessitam de tanto espaço e nem de tanta atenção, mas podem assustar os vizinhos!
 

Designed by Freepik

Peixes

Os peixes não poderiam ficar fora da lista. São práticos e silenciosos, ideais para ambientes pequenos, ter um aquário em casa pode ser uma eficaz forma de lutar contra o estresse acumulado durante um dia de trabalho. Mesmo tranquilos, necessitam de cuidados, como todo pet. É importante sempre prestar atenção na qualidade da água e manter sempre limpo o aquário.

Esses são apenas alguns dos detalhes que devem ser observados na hora de escolher um novo imóvel ou adotar um pet. Converse sempre com um especialista para não ter nenhum tipo de imprevisto.

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados