4 passos para escolher o imóvel ideal para suas necessidades

10 Sep 2019 | Dicas
Tempo de leitura: 5 minutos | -

Autor: Foxter Cia. Imobiliária

Otimize seu tempo na busca pelo imóvel ideal com dicas práticas que vão reduzir o caminho para a conquista do seu tão sonhado novo endereço!

Metragem, valores, localização, mobilidade urbana…Ufa! São tantos os quesitos para conciliar, que fazem da escolha pelo imóvel ideal uma tarefa não tão simples assim. Fique tranquilo: isso é muito comum! Estima-se que a conclusão da compra de um pode chegar até 9 (NOVE!) longos meses de duração. Sim, encontrar o imóvel ideal para ser o seu novo endereço requer calma e muita dedicação. Não somente pela possível dificuldade de encontrar tudo em um só lugar, mas também por questões burocráticas de financiamento imobiliário, por exemplo. Pensando nisso, elencamos algumas dicas práticas que irão lhe ajudar neste processo muito gostoso que é o da compra de um imóvel, muitas vezes a realização de um sonho e um marco na vida da gente.

Vamos às dicas!

Passo 1 - Saiba o seu poder de aquisição:

Saber o quanto você pode investir na compra de uma casa ou apartamento é o primeiro passo na busca pelo imóvel ideal. Esse é o primeiro filtro que você deve usar na seleção de ofertas de imóveis. Isso otimiza muito seu tempo de pesquisa. E, quem deseja financiar um imóvel pelo banco deve, antes de mais nada, falar com seu gerente para saber ‘até onde pode ir’. Esta é também uma oportunidade bacana de estudar as propostas que o banco oferece em relação às taxas de juros praticados, valores das parcelas e tudo mais. Procure esclarecer estas questões antes de ir ‘a campo’ procurar pelo imóvel. Desta forma, você será assertivo nas pesquisas e nos resultados de busca.

Passo 2 - Saiba quais são as suas reais necessidades:

Quais são, de fato, as suas necessidades cotidianas? Saber o que realmente você e a sua família necessitam para um dia a dia dinâmico e com mais qualidade é muito importante na escolha do imóvel ideal. Em meio a emoção e encantamento despertados por ofertas de imóveis muito atraentes, você pode cometer ‘um erro’, que não é tão fácil de reverter, comprando uma casa ou apartamento que não se adeque à sua rotina ou às necessidades da sua família. Faça, junto de quem irá compartilhar deste novo endereço com você, uma lista do que seria importante ter neste imóvel e que agregaria à rotina de todos, como:

  • Localização - é perto ou de fácil acesso ao trabalho, da escola das crianças etc.
  • Infraestrutura do bairro - escolas, farmácias, hospitais, supermercados
  • Mobilidade urbana - trânsito, táxi, linhas de ônibus;
  • Vizinhança - bairros vizinhos, pontos de referência – isso, comercialmente falando, é bem importante também!

Passo 3 - O imóvel ideal é aquele que combina com o seu:

A casa onde você mora fala muito sobre você, sabia? E isso também deve ser levado em conta na busca pelo imóvel ideal. Se você gosta de receber os amigos em casa ou se é mais reservado; se gosta de sossego e tranquilidade após um dia de trabalho ou ‘todo dia é dia’ para um churrasco na varanda. Se tem ou pretende ter animais de estimação, de praticar esportes, de fazer festas, se tem filhos ou toca instrumentos como bateria… enfim, a maneira como você e a sua família levam a vida, tem influência direta na escolha do novo endereço. E, partindo da premissa que um imóvel é um bem de alto valor agregado - inclusive emocional - tenha tranquilidade para fazer esta análise antes de concluir o negócio.

Passo 4 - A busca pelo imóvel ideal começa na internet:

A gente já nem se lembra mais como era a vida sem o Google, não é mesmo? Com o mercado imobiliário não é diferente. O próprio Google revelou em uma pesquisa recente que, cerca de 70% da jornada de compra de um imóvel acontece online, ou seja, é via internet que as pessoas buscam um imóvel para comprar ou alugar. Use e abuse da internet para pesquisar imóveis. Faça contatos com os corretores de imóveis responsáveis e peça mais informações a respeito dos que lhe chamaram a atenção e só então agende uma visita e vá a campo. É imprescindível conhecer o imóvel pessoalmente e revisitá-lo algumas vezes antes de fechar negócio.

Estão são 4 dicas importantes para a escolha do imóvel ideal ser mais prática e dinâmica. E por aí: como está a procura pelo imóvel ideal? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários.

Sabemos que você não vê a hora de comemorar esta conquista. Conte com a gente para a realização deste sonho.
 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados