VIVER BEM: CONHEÇA OS BAIRROS MAIS VERDES DE PORTO ALEGRE

11 Apr 2019 |
Tempo de leitura: 7 minutos | -

Autor: Gustavo Pedroso

Considerada uma das cidades mais arborizadas do Brasil, a capital gaúcha é rica em locais com densa arborização, onde é possível unir bem-estar físico e diversão

Selva de pedra não é mais sinônimo de metrópole – pelo menos quando se pensa em cidades que possuem uma administração preocupada com o seu futuro e com a qualidade de vida de seus habitantes. Parques, praças, zonas de mata nativa e lagos circundantes simbolizam mais que cartões postais: locais arborizados são ricos em oxigênio e promovem o bem-estar sob vários aspectos.

Considerada uma das cidades mais arborizadas do Brasil, Porto Alegre tem mais de 1,3 milhão de árvores somente nas ruas. De acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), a capital gaúcha possui quase uma árvore por habitante, já que, conforme o Censo do IBGE (2010), Porto Alegre tem uma população de 1,4 milhão de pessoas. Praticamente toda a cidade possui áreas verdes, mas há bairros com uma densidade de árvores maior e mais espaços verdes para recreação. Confira os destaques e escolha ofertas de imóveis nessas áreas para aproveitar mais esse aspecto da cidade.

Porto Alegre é considerada uma das capitais mais arborizadas do Brasil.

É o caso de vários locais da Zona Sul, que, além da proximidade de alguns bairros com o Guaíba – como Ipanema–, possuem extensas áreas verdes para recreação. Na parte mais central de Porto Alegre, em bairros como Petrópolis, Menino Deus e Moinhos de Vento, encontram-se dezenas de parques e praças arborizados e repletos de equipamentos de diversão.

Um dos mais procurados é o Parque Farroupilha (Redenção), com 37,5 hectares e um público de visitantes estimado em 9 milhões por ano. Há um parque de diversões, lago com pedalinhos, zoológico, jardim botânico, além de monumentos e um evento de comércio de antiguidades e artesanato nos domingos. É uma região bastante movimentada, situada nas proximidades do bairro Cidade Baixa um dos redutos boêmios da cidade.

Já o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho é palco dos acampamentos gaúchos durante as comemorações anuais da Semana Farroupilha, que festeja a hospitalidade gaúcha e os hábitos tradicionais do Estado. O Parque Marinha do Brasil situa-se junto ao Guaíba e reúne quadras de esportes, aparelhos para ginástica, campos de futebol , além de recantos infantis e um local para se apreciar o pôr-do-sol. As proximidades destes parques são bastante urbanizadas e é possível encontrar imóveis de diversas faixas de preços, tanto para a compra quanto para a venda.

Agitação

Outro bairro bastante arborizado é o Moinhos de Vento, um dos mais tradicionais e elegantes endereços de Porto Alegre. Suas ruas são pequenas, com túneis de árvores, canteiros floridos e calçadas repletas de movimento nos cafés e restaurantes. No parque que recebe o mesmo nome do bairro, há trilhas para jogging, local para a prática de exercícios e um idílico lago com um moinho açoriano artificial. Além do Parque Moinhos de Vento, os Jardins do DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgotos), localizado em uma ampla área verde, oferece, por sua vez, mostras de arte ao ar livre e um atrativo gramado para piqueniques Jardins do DMAE: local é aberto a visitas e apresenta atrações artísticas

Quem busca sossego vai à Praça Maurício Cardoso, com recantos aprazíveis onde as famílias costumam levar as crianças para brincar. O vaivém de celebridades, turistas e gente bonita é um espetáculo que torna as noites uma constante festa. O preço dos aluguéis e de imóveis para venda, porém, costuma ser alto, em comparação a outros bairros.

Natureza silvestre

Ao todo, Porto Alegre possui 605 praças urbanizadas, 4,5 mil hectares. Há ainda três unidades de conservação ambiental de mata nativa, que somam 14 mil hectares. Criado em 1947, o Parque Natural Saint Hilaire tem cerca de 1, 1 hectare e abriga a segunda maior floresta em diversidade biológica do planeta. O local é também um refúgio para a vida silvestre, com 12 espécies de mamíferos, 47 de répteis, 23 de anfíbios e 14 espécies de peixes.

Local de conservação dos ecossistemas e suas espécies, a Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger dá suporte a atividades de pesquisa científica e educação ambiental. Praticamente isolado pela urbanização dos bairros Tristeza, Ipanema, Camaquã e Cavalhada, na Zona Sul, O Morro do Osso oferece uma das vistas mais belas da cidade, com o Guaíba, o Delta do Jacuí, os morros Santa Tereza, Teresópolis, Agudo, da Tapera, das Abertas e o da Ponta Grossa. Com 143m de altura, o Morro do Osso faz parte da cadeia dos morros graníticos de Porto Alegre e é um importante reduto de biodiversidade. Estas reservas biológicas são relativamente próximas da cidade, e podem ser usufruídas ao longo de todo o dia.

Tradicional

Para quem quer estar perto de tudo mas não abre mão de áreas verdes, o Centro de Porto Alegre une o que há de mais variado em serviços, transporte e eventos com espaços para lazer incrivelmente tranquilos. É o caso do Cais do Porto, à beira do Guaíba, onde você pode dar uma caminhada durante qualquer parte do dia, admirando o movimento das águas, o pôr-do-sol ou mesmo dar um passeio de barco.

O bairro Centro reúne o novo e o antigo, uma variada oferta de serviços e espaços para lazer à beira do Lago Guaíba

Há ainda a Praça da Alfândega, com suas árvores centenárias, museus e a Feira do Livro, realizada anualmente no local; o Mercado Público comercializa carnes, especiarias e também tem restaurantes; a Praça da Matriz oferece espetáculos e agitação o ano inteiro, além de servir de jardim ao antigo Theatro São Pedro, transformado no maior centro cultural da América Latina, o Complexo Multiplalco. O bairro tem imóveis antigos e novos, para comprar ou locar, a um custo mais acessível que em outras áreas da cidade.

Fonte: PenseImóveis

 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados