VALOR CONDOMINIAL: A INFLUÊNCIA DA INFRAESTRUTURA NO CÁLCULO

22 Apr 2019 |
Tempo de leitura: 5 minutos | -

Autor: Foxter Cia. Imobiliária

Você sabe como as estruturas de um condomínio influenciam o valor condominial? Pois esta é uma boa informação para se ter em mente na hora de escolher o imóvel novo. Afinal, quando você conhece quais atributos agregam valor ao imóvel, fica mais fácil entender se o custo do condomínio está de acordo com o esperado.

Você tem dúvidas sobre o valor condominial? Não tem problema; neste artigo, vamos falar sobre ele e a influência que a infraestrutura traz no seu cálculo.

Como o valor condominial é calculado?

Antes de tudo, precisamos definir como normalmente é calculado o valor condominial para os moradores.

Na procura por um imóvel novo, o valor condominial é um grande fator decisivo de compra. Entretanto, olhar somente esse valor é uma forma complicada de se encarar a questão. Veja o porquê:

Normalmente, o cálculo do valor condominial perpassa a infraestrutura do prédio e os serviços prestados a ele. Dessa forma, uma boa infraestrutura funciona como um atrativo para os moradores, e os serviços são o que mantém o condomínio em funcionamento, limpo e mais agradável para se morar.

Os serviços de limpeza estão relacionados à manutenção da limpeza das áreas comuns, ao esvaziamento das lixeiras comunitárias, ao cuidado com as piscinas, dentre outros.

Também há os serviços de vigilância, como a portaria e as rondas periódicas feitas por agentes de segurança patrimonial no perímetro.

Mas, e a infraestrutura? Como fica no cálculo do valor condominial?

A infraestrutura e o valor condominial

Precisamos deixar algo claro antes de falar sobre a infraestrutura: ela não precisa ser obrigatoriamente incluída no valor condominial, mas, no Brasil, convencionou-se incluí-la para abaixar o preço do aluguel, e isso é aplicado por, praticamente, todos os condomínios.

O valor condominial, então, tende a subir quando a infraestrutura do condomínio possui mais recursos, que podem ser, por exemplo:

  • Piscinas
  • Salas de cinema
  • Salões de festas
  • Academias
  • Churrasqueiras e outros

O valor condominial tende a aumentar quando essas estruturas estão presentes. Olhando por um lado prático, isso faz bastante sentido:

Cada um desses recursos de infraestrutura possui também um custo de manutenção específico, além daqueles que já falamos no tópico anterior. Portanto, é natural estabelecer uma parcela do valor condominial para a manutenção desses recursos.

E o tamanho do imóvel também influencia no valor condominial?

Sim! Além dessas opções de infraestrutura, o tamanho do apartamento é o principal fator na elaboração do valor condominial, e a prática da cobrança proporcional é especificada pelo Código Civil Brasileiro desde 2002.

Segundo Ernest Gardemann Filho, proprietário da administradora de condomínios Ernest Gardemann, o valor por metro quadrado costuma gravitar entre R$ 3,00 e R$ 6,00, sendo que esse valor é a base que sustenta o cálculo condominial, sendo principal influenciador dele.

Assim, o valor condominial está atrelado a três pontos:

  • Serviços que o condomínio oferece
  • Soluções de infraestrutura
  • Tamanho das unidades

Fique atento aos reajustes! Se esses são os fatores que influenciam no valor condominial, apenas o aumento dos custos com serviços, ampliação da casa – em condomínios horizontais – ou a adição de soluções de infraestrutura justificam o aumento da taxa.

Como escolher o condomínio ideal?

Para escolher o condomínio ideal, você deve procurar o equilíbrio acima de tudo. O preço alto pode se justificar pela presença de serviços importantes, como a portaria 24 horas. Opções como a piscina e a área de lazer, presença de churrasqueiras, dentre outras, valem a pena considerar.

Não se esqueça também de que o valor condominial é um valor que, rateado pelo número de condôminos, tem uma relação inversamente proporcional ao tamanho do condomínio.

Ter mais moradores determina valor condominial mais barato; porém, ter mais moradores também significa mais gente para dividir os espaços de condomínio, indicando menor privacidade.

O ideal é colocar tudo na balança...

Para facilitar ainda mais nessa importante decisão, o melhor a se fazer é ter uma imobiliária como a Foxter para auxiliar você. Fica muito mais fácil conversar com um corretor dedicado, para explicar o que você procura, do que ir sozinho atrás dos melhores negócios.

Os nossos corretores treinados estão disponíveis para lhe oferecer o melhor em custo-benefício, garantindo que você tenha tudo o que queira no seu novo lar, sem precisar pagar demais por isso.

Então, o que você está esperando? Venha nos conhecer agora mesmo! E, para mais dicas como essas, não deixe de conferir as nossas publicações no blog!
 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados