VALE A PENA COMPRAR IMÓVEL À VISTA?

12 Apr 2019 | Guia do comprador
Tempo de leitura: 5 minutos | -

Autor: Endriel Dummer

Comprar imóvel à vista ou financiado: qual a melhor opção?

Comprar um apartamento ou uma casa é o sonho de muitas pessoas, mas é uma decisão que precisa ser tomada com bastante cautela, já que para a maioria, trata-se do maior investimento que será realizado na vida. Neste contexto, muita gente se pergunta qual a melhor forma de se comprar um imóvel: à vista ou financiado?

Vantagens de comprar imóvel à vista

O Brasil pratica uma das maiores taxas de juros reais do mundo. Comprar o imóvel financiado é se comprometer a pagar muitos juros por um longo espaço de tempo. Há quem calcule que este valor pode chegar, de forma efetiva, ao dobro do preço do valor venal do imóvel, apenas em função dos juros.

Sendo assim, é óbvio que a melhor opção é de fato comprar imóvel à vista, certo?

Na maioria das vezes, sim. Além de não ficar refém das mais altas taxas de juros do mundo, comprando um imóvel à vista, é possível negociar descontos significativos na maioria das vezes. Neste sentido, é realmente mais vantajoso financeiramente comprar imóvel à vista.

Perfil do comprador para comprar imóvel à vista ou a prazo

Um contraponto à conclusão de que sempre será mais vantajoso comprar um imóvel à vista é que muitas vezes o comprador não tem o perfil necessário para ter êxito neste tipo de compra. Para comprar um imóvel à vista, é preciso fazer um planejamento detalhado a longo prazo e ter muita disciplina para poupar religiosamente todo mês a fim de juntar todo o dinheiro necessário para comprar o imóvel de uma só vez.

Na vida real, é comum que algumas necessidades cotidianas nos imponham a urgência de comprar um imóvel antes da bem-sucedida poupança de longo prazo. Assim, consideramos mais o fator emocional de nos considerarmos proprietários de um imóvel – ainda que comprometidos com uma dívida por muitos anos, do que a questão meramente financeira.

Quando não é vantajoso financeiramente comprar imóvel à vista:

É importante ressaltar que há casos sim em que pode ser mais vantajoso financeiramente comprar um imóvel a prazo do que à vista.

Especialistas concordam que na maioria das vezes a compra à vista é melhor. Mas isso na verdade vai depender da rentabilidade de seus investimentos. Para conseguir investimentos cuja rentabilidade compense as taxas de financiamento de um imóvel é preciso muita cautela e precisão nos cálculos.

Nesse caso, será preciso que a rentabilidade de seus investimentos supere as perdas causadas pelos juros de financiamento do imóvel. Pensando em um perfil conservador de investidor, é muito improvável que seus investimentos consigam tal compensação. Como já dito, na maioria das vezes a compra à vista será o melhor caminho.

Porém, é possível que investidores que arriscam um pouco mais e de perfil arrojado consigam uma rentabilidade em seus negócios tamanha que estas superem financeiramente o que se perde com os juros ao longo do tempo. Além do mais, depende também do cenário do mercado imobiliário. Momentos de baixa tendem a potencializar mais os descontos obtidos no pagamento à vista.

Contudo, se houver uma combinação de fatores que unam um momento de pouca condição de grandes descontos à vista com possibilidade de uma carteira de investimentos arrojada que projete uma rentabilidade maior do que os juros acumulados ao longo dos anos, surge a situação em que o financiamento acaba se revelando a melhor opção.

Você já possui um imóvel próprio? Pensa em diversificar os investimentos em imóveis? Depois da casa própria sonha em comprar a sua casa de praia? A Foxter pode ajudar você.
 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados