SINAIS DE QUE CHEGOU A HORA DE MORAR SOZINHO

16 Apr 2019 | Guia do comprador
Tempo de leitura: 5 minutos | -

Autor: Foxter Cia. Imobiliária

Sair da casa dos pais para morar sozinho deve ser uma decisão planejada.

A casa dos pais ainda é o endereço de muitas pessoas que sonham em morar sozinho, um desejo que é fomentado por uma série de motivos: falta de privacidade, incompatibilidade de gênios que acarreta em brigas constantes, desejo de independência e liberdade. São muitos os porquês.

Mas como saber se é, de fato, a hora de mudar de endereço e ir morar só?

Existem alguns sinais que reforçam e fazem deste desejo uma necessidade. Veja alguns deles:

Privacidade

Chega uma determinada fase da vida que a privacidade é uma necessidade do indivíduo e, dependendo do estilo de vida da família, fica muito difícil.

Quando a falta de privacidade interfere na sua qualidade de vida, tornando as mais comuns e simples tarefas do dia a dia impraticáveis, é um sinal de que é hora de morar sozinho.

Relacionamento Interpessoal

Em todas as famílias, há um nível de incompatibilidade de gênios. Isso é muito natural, partindo da premissa de que as pessoas são diferentes. Mas há uma fase da vida que, para algumas pessoas, a divergência de opiniões, de comportamentos e educação, interfere no relacionamento entre elas, causando brigas e discussões constantes. Este é mais um sinal de que é hora de ter o seu próprio endereço.

Autonomia

Morar sozinho é um importante passo no ganho de autonomia. A partir daí, teoricamente, você se torna o “dono do seu próprio nariz” e, claro, da sua casa, podendo fazer o que e como bem entender. É disso que você sente muita falta? Está aí um sinal importante de que você precisa morar só.

Acontece que sair da casa dos pais é uma atitude que precisa ser muito bem planejada para ser bem-sucedida. Com a liberdade de se fazer o que se quer, vem a responsabilidade e contas para pagar.

Minha casa, minhas regras

Receber seus amigos no dia e na hora que quiser. Ouvir o estilo de música que gosta, o canal de TV que prefere, sair e voltar e encontrar tudo do jeitinho que deixou, inclusive, a geladeira. Brincadeiras à parte, estes fatos parecem supérfluos diante de tantos outros, mas têm bastante peso na decisão de sair de casa.

Morar sozinho requer um planejamento financeiro, na rotina e psicológico

Ter privacidade e autonomia tem seu preço. Um dos fatores que mais interfere nesta tomada de decisão. Além da roupa não lavar sozinha, da casa não se autoarrumar, da louça ficar na pia e do lixo juntar insetos, as contas chegam e em seu nome! Sim. Como dono do próprio nariz, deverá arcar com as despesas de uma casa sozinho.

Antes de sair da casa dos pais, tome ciência dos custos fixos de uma casa e se você consegue cumprir com este compromisso financeiro. Organize-se antes de assumi-los.

Ter um canto para chamar de seu é mais sério do que você imagina. O lado psicológico também pode pesar.

“Sair do ninho” ou “cortar de vez o cordão umbilical” são algumas das expressões que ilustram esta fase da vida. Para alguns, mesmo com a necessida de de morar só identificada, ainda é muito difícil.

Para estes, a dica é ir saindo aos poucos. Alguns fins de semana fora, dia sim dia não... é uma forma de tornar a ruptura menos dolorida.

E então, acredita que esta seja a hora certa de ter um cantinho para chamar de seu? Compartilhe conosco a sua experiência.
Dê uma olhada no site da Foxter e encontre os melhores apartamentos em Porto Alegre para morar com quem você quiser ou sem ninguém. 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados