QUER VENDER SEU IMÓVEL? ENTENDA COMO É FEITA A AVALIAÇÃO.

26 Apr 2019 |
Tempo de leitura: 4 minutos | -

Autor: Foxter Cia Imobiliária

Já falamos aqui da relevância de manter o imóvel devidamente registrado e regularizado para evitar problemas e desvalorização do seu bem.

E você sabe que mais fatores influenciam no valor de um imóvel e como é feita esta avaliação?

Normalmente quando uma propriedade é colocada à venda, o próprio corretor responsável faz a avaliação do seu imóvel usando sua experiência e conhecimento do mercado imobiliário. Porém, em casos de necessidade de obter uma avaliação documentada, avaliadores profissionais elaboram um parecer técnico apontando e justificando os itens que compuseram o valor final do patrimônio. Esse laudo de avaliação técnica é muito utilizado em casos de litígios, partilhas e heranças, pois garantem a legitimidade da negociação.

Fatores considerados

Muitos fatores são levados em conta na hora da avaliação do seu imóvel, desde características próprias do imóvel, como metragem quadrada, número de quartos e banheiros, número de vagas de garagem, idade da edificação até o bairro e rua onde está situado, orientação solar, localização frente ou fundos do edifício, por exemplo.

- Recursos disponíveis no condomínio

Em edifícios residenciais, a avaliação do imóvel leva em conta também a existência de elevadores, o andar onde está localizado e a infraestrutura que o condomínio oferece. Nos dias de hoje, a crescente busca pela melhora na qualidade de vida valorizam empreendimentos com amplas áreas de lazer com piscinas, salão de festas, cozinha gourmet, playground, brinquedoteca e salão fitness, além de existência ou proximidade de áreas verdes.

- Segurança

E claro, a violência vigente leva a valorização de sistemas de segurança confiáveis e ativos, bem como a segurança do entorno e que tem relação direta com o bairro e sua localização para avaliação do seu imóvel.

- O mercado

O mercado imobiliário sofre influência também na oferta de imóveis semelhantes em determinadas regiões, tendências e oscilações no preço do m² causadas pela situação econômica e poder de compra da população.</span>

Ficar atento a imóveis semelhantes ao seu, na mesma zona da cidade, podem dar uma noção informal de quanto vale seu patrimônio. Porém, às vezes, dois apartamentos, em um mesmo condomínio, podem ter valores bem diferentes. Tudo irá depender das condições gerais de conservação.

Tome, como exemplo, um apartamento com 20 anos ou mais de construção que nunca sofreu uma reforma ou manutenção. Provavelmente, esse imóvel irá sofrer uma desvalorização considerável em relação ao vizinho que tenha feito melhorias.

Exemplos de melhorias que valorizam o imóvel:

  1. Pintura, paredes limpas e bem-acabadas mostram cuidado e conservação;
  2. Renovação da rede elétrica para receber as novas demandas de energia geradas pelos aparelhos eletroeletrônicos Atuais;
  3. Troca de revestimentos antigos;
  4. Reparos em esquadrias internas e externas que garantam o bom funcionamento e vedação;
  5. Eliminação da causa e solução de sinais de vazamentos em banheiros e cozinhas;
  6. Infraestrutura de condomínio:

Em condomínios, as áreas comuns também irão influenciar no valor final do seu imóvel. Pintura externa, hall de entrada, iluminação de corredores e áreas externas, jardins, elevadores e escadas devem ser mantidas em boas condições estéticas e funcionais.

Residências unifamiliares possuem outras características de avaliação, se térrea ou sobrado e se localizada em condomínio fechado ou não, etc.

Se você está com dúvidas, entre em contato com nossos corretores de imóveis, que eles o ajudarão com tudo que for necessário sobre a avaliação do seu imóvel.

Continue lendo nosso blog com dicas e informações importantes que irão o ajudar com suas questões imobiliárias.
 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados