QUANDO VALE A PENA REFORMAR O IMÓVEL ANTES DE VENDER?

15 Apr 2019 |
Tempo de leitura: 6 minutos | -

Autor: Foxter Cia. Imobiliária

Reformar um imóvel pode ser um transtorno muito grande. Muita gente já passou por problemas e experiências negativas quando tiveram que fazer obras em seu imóvel para continuar morando nele.

Mas e se a ideia for reformar imóvel antes de vender? O que pode valer a pena investir para valorizar o bem e no que não se deve mexer?

Descubra o momento certo para reformar imóvel antes de vender

O ideal é reformar o imóvel pouco antes da venda. Assim, sua casa ou apartamento estará com o melhor aspecto possível para causar a melhor impressão. Futuros compradores, naturalmente, tendem a fazer uma má avaliação quando visitam imóveis sem um bom estado de conservação. É preciso que, minimamente, a pessoa se enxergue morando ali.

Por isso, para determinados aspectos do imóvel, vale sim a pena investir um pouco para melhorar a impressão que ele pode causar!

Quanto investir para reformar imóvel antes de vender

É muito relativo determinar quanto investir na reforma de um imóvel antes de vender. É claro que cada imóvel terá uma situação específica e cada proprietário uma possibilidade de orçamento para fazer melhorias. Pouca gente se sente confortável em gastar dinheiro com um imóvel que já não quer mais, mas alguns especialistas sugerem que não se deve gastar mais do que 5% do valor venal do imóvel.

A ideia é deixar o imóvel mais apresentável e minimamente pronto para morar. De um jeito que o comprador não imagine que terá que fazer uma grande reforma. Mas também é preciso mexer apenas no mínimo necessário.

No que não se deve mexer na reforma pré-venda

Sistemas elétricos e encanamentos somente devem receber reparos se estiverem em condições muito ruins, a ponto de comprometer a funcionalidade dos sistemas ou até mesmo a segurança para o comprador; aí será necessário reparar para evitar problemas maiores no futuro.

Caso contrário, nem mexa ou faça algum ajuste pontual minimamente necessário; é o tipo de obra que custa muito e aparece bem pouco.

Também não é recomendável adicionar ou aumentar um cômodo. É um tipo de obra que também é cara e cujo efeito sobre um eventual futuro interessado é uma incógnita. Você não sabe o que o potencial comprador está buscando, então é melhor não fazer.

O que priorizar ao reformar imóvel antes de vender

Pintura 

É altamente recomendável investir na pintura das paredes externas (se houver) e internas. O custo não é alto e a impressão que causa é altíssima. Nesse caso o melhor é utilizar cores neutras, como branco, gelo e bege. Paredes com cores fortes podem ser muito bonitas, mas é um atributo extremamente pessoal. Deixe que o comprador imagine como vai querer decorar seu novo imóvel. 

Sugere-se também decorar os ambientes. Almofadas, pufes, cortinas não ficarão no imóvel, o comprador sabe que fará as suas ao seu modo, mas é importante que ele se sinta em um ambiente aconchegante e acolhedor. 

Problemas estruturais

Paredes rachadas ou com umidade, pisos e azulejos muito ultrapassados, mal instalados ou quebrados são itens que devem ser reformados. Caso contrário, serão argumento para a desvalorização do imóvel pela alegação de que ao comprar o imóvel, o comprador terá que gastar dinheiro com reforma. 

Cozinha e banheiros

A cozinha e os banheiros costumam ser ambientes que chamam bastante atenção dos compradores. Estes locais onde a higiene impera precisa aparentar limpeza. Por isso, é importante ter um cuidado especial com torneiras, chuveiros, vasos sanitários e boxes. 

Limpeza e organização

Manter seu imóvel limpo e organizado custa muito pouco e com certeza terá um efeito muito grande na avaliação do comprador. Se ele está visitando seu imóvel, é porque ele já tem interesse nas informações que dispõe: localização, tamanho, valor. Por isso, seu papel é fazer com que ele não descarte de plano a possibilidade de compra ao se deparar com um apartamento bagunçado e sujo. 

Neste contexto, pode também ser interessante trocar alguns móveis ultrapassados ou grandes demais por outros mais novos e modernos. 

Assessoria de corretor

Contar com a dica de um corretor de imóveis sobre a reforma é fundamental. Ele saberá instruir sobre o que é mais necessário mudar e o quanto de valorização pode trazer. Consultar um profissional com experiência de mercado ajudará a focar nas intervenções de forma mais precisa e objetiva, sem perder tempo e dinheiro em questões de menor relevância.Se você precisa vender um imóvel, conte com a Foxter. Credibilidade no mercado e equipe especializada de corretores e consultores imobiliários faz da Foxter uma imobiliária confiável e pronta para ajudar você a potencializar os seus ganhos no processo de venda.  

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados