QUAIS OS RISCOS DE COMPRAR UM IMÓVEL SEM IMOBILIÁRIA?

12 Apr 2019 | Guia do comprador
Tempo de leitura: 4 minutos | -

Autor: Endriel Dummer

Vender ou comprar um imóvel pode ser um processo bastante complexo. Se realizado por conta própria, principalmente, as dificuldades do procedimento podem se ampliar ainda mais. Muitas vezes, ao executar a compra, os compradores não possuem o conhecimento necessário para avaliar com clareza os trâmites envolvidos. Eventualmente, isso pode gerar uma dor de cabeça enorme. Conheça os riscos de comprar um imóvel sem imobiliária.

A voz do especialista

Para Sandro Eschberger, diretor comercial da plataforma Perdigueiro da Foxter, os riscos de fazer uma compra sem a imobiliária são altíssimos. Considerando que o imóvel é um bem que pode ser usado como garantia em diversas questões jurídicas, é a imobiliária que garante a segurança do comprador. “Você pode não estar tirando todas as documentações necessárias. Pois, além do imóvel, existem demais documentos a serem retirados sobre os vendedores”, explica Sandro.

Qualquer pendência jurídica de um vendedor pode resultar em uma emissão feita por juiz para o negócio ser desfeito. Mesmo não havendo problemas envolvendo o imóvel, questões processuais com o proprietário podem barrar a transferência de propriedade. “É muito complicado para o comprador buscar essa parte documental, e além disso, ter uma análise jurídica do que esses documentos representam e qual o índice de risco deles perante a venda do imóvel”.

A análise dessa documentação dá garantia aos clientes. Em todo negócio feito por uma imobiliária, ela é coparticipadora do negócio. Então ela, junto com o vendedor, tem responsabilidade sobre essa venda e sobre a documentação apresentada.

Casos podem ficar complicados

Sandro, experiente no mercado imobiliário, conhece diversas histórias com desfechos problemáticos. O diretor confidenciou uma situação ouvida de um amigo corretor, na qual um vendedor, após encerrar as atividades de sua empresa, vendeu um imóvel.

“O comprador analisou apenas o imóvel, e não o vendedor. Ele efetuou a compra e deu o dinheiro. No momento que o vendedor ia dar posse da propriedade, o juiz emitiu uma penhora sobre esse imóvel. Ele foi trancado judicialmente, sem poder ser transferido para a pessoa que estava comprando. Por conta disso, o comprador teve dois grandes problemas. Ele ficou sem o imóvel e sem o valor investido. A realização de um sonho passou a ser um enorme pesadelo na vida dela”, lamenta Sandro.

Com a Foxter não tem riscos

A Foxter é extremamente criteriosa na análise das documentações. “Qualquer coisa que a gente considere risco para o negócio, não damos aval para que haja a assinatura de contrato”. Quando existe algum tipo de pendência resolvível, as instruções da empresa são de fazer um contrato de compromisso entre as partes, mas sem o recebimento de valores. “Até que as pendências sejam resolvidas e tudo esclarecido, garantindo que nenhuma das partes sairá no prejuízo”.

A imobiliária possui um departamento de especialistas em direito imobiliário, onde fazem todas as análises e medem riscos de cada negócio. A empresa é parceira Scalzilli, um dos maiores escritórios de advocacia de Porto Alegre. O escritório, junto com a Foxter , tem a responsabilidade de liberar para contrato proprietários que estejam “saudáveis” para a venda. Além disso, garantem que todos os imóveis estejam em condições de negócio.
 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados