QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE ESTÚDIO, FLAT, LOFT, QUITINETE E JK?

29 Apr 2019 | Guia do comprador
Tempo de leitura: 4 minutos | -

Autor: Foxter Cia. Imobiliária

Nem sempre é fácil diferenciar um loft de um estúdio, quitinete ou flat. A característica mais marcante e dessas opções de imóvel é certamente o tamanho reduzido, se comparado a um imóvel com 3 ou 4 quartos, por exemplo. Mas, é importante destacar que outras características influenciam nas definições e nos preços de cada empreendimento. Então, sem mais delongas, vamos esclarecer de uma vez por todas o que diferencia cada um.

Studio

Os apartamentos do tipo studio geralmente possuem todos os cômodos integrados - com exceção do banheiro, claro, e às vezes o quarto privativo - e costumam ter entre 25m² e 35m². A decoração em geral segue o estilo mais contemporâneo. Os studios frequentemente estão localizados em zonas com diversificada oferta de serviços, como lavanderia, mercados e lazer; sem contar a mobilidade, que deve oferecer mais de uma opção de deslocamento.

Loft

O Loft é estruturalmente muito parecido com o studio. Apartamentos desse tipo também costumam ter cômodos integrados, e a decoração também segue a linha industrial com ar mais moderno. Entretanto, a principal diferença entre eles é o tamanho: o loft costuma ter mais de 50m². Os lofts se difundiram a partir das décadas de 1960 e 1970, quando galpões passaram a ser utilizados como residência, fato que explica seu amplo espaço interno com ausência de divisórias. Outra característica marcante do loft é que apartamentos desse tipo possuem, em sua maioria, pé direito duplo, o que possibilita a instalação de mezaninos.

Quitinete

Sem dúvida esse é o tipo de apartamento mais conhecido da nossa lista. Os quitinetes, ou conjugados, são um tipo de imóvel muito popular no Brasil, principalmente nas grandes cidades. Com área de até 50m², os quitinetes possuem quarto, banheiro e sala e cozinha no estilo americano. Uma marca desse tipo de imóvel é a cozinha pequena (kitchenette, em francês), que pode inclusive ser dividida com uma área da lavanderia. Sua estrutura é muito mais simples do que um estúdio ou loft, sendo ideal para quem não quer gastar muito, como estudantes ou profissionais em início de carreira.

Flat

Diferentemente das outras opções, o flat, ou apart-hotel, não tem como definição estrutural o tamanho. O que define um apartamento desse tipo é a opção de serviços de hotelaria. Sendo assim, o principal atrativo de um flat é a comodidade, pois são oferecidos serviços, como lavanderia, limpeza, arrumação e, às vezes, até refeições, cobrados na taxa de condomínio . Usualmente esse tipo de imóvel é alugado por profissionais liberais, empresários, ou qualquer pessoa que não pretenda fixar moradia definitiva em determinada cidade, ainda que ofereça opção de compra.

JK

Outro tipo de imóvel que tem se tornado cada vez mais comum no Brasil é o JK. Esse tipo de imóvel tem similaridades com studio e loft, pois não possui separação entre os cômodos, com exceção do banheiro. A diferença entre o studio e o JK fica por conta do tamanho: o JK é o intermediário entre studio e loft, e costuma ter entre 35m² e 55m². Uma curiosidade: Se você pensou que JK significa “Juscelino Kubitschek”, parabéns! Esse tipo de imóvel foi idealizado pelo ex-presidente ao retirar as divisórias de um quitinete.
 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados