PRÓS E CONTRAS DE APARTAMENTOS EM ANDARES BAIXOS

11 Apr 2019 |
Tempo de leitura: 5 minutos | -

Autor: Gustavo Pedroso

Ao procurar um apartamento você já deve ter notado que o preço varia de acordo com o andar em que ele se encontra. Algumas vezes as medidas e a tipologia são idênticas, mas o preço acaba variando. Não há nada de errado nessa variação, e ela pode ser facilmente explicada se todos os fatores forem considerados.

Importante ressaltar que não há melhor ou pior ao falar sobre qual andar escolher o apartamento. Tudo depende das suas necessidades.

Imagine duas situações: na primeira você vai comprar um apartamento de frente para o mar em Copacabana, no Rio de Janeiro; se comprar o apartamento em um andar alto você verá o mar todos os dias, se comprar no térreo você terá que conviver com os sons da Av. Atlântica, sem vista para o mar. Na segunda situação, você é um idoso e irá comprar um apartamento em um prédio de quatro andares, sem elevador. Se comprar no térreo terá facilidade de acesso, se comprar no quarto andar terá de enfrentar vários lances de escadas com a sua fiel companheira bengala. Qual você escolhe em cada situação?

Viu?! A escolha do andar vai depender de diversos fatores que não devem ser negligenciados. Vamos te ajudar a tomar a melhor decisão avaliando alguns prós e contras dos andares altos e baixos.

POR QUE ANDARES ALTOS SÃO MAIS CAROS?

Em média, o preço de apartamentos idênticos costuma variar 1% por andar em torres de até 10 andares. Em torres maiores que 10 andares há uma pequena redução nessa percentagem. Apartamentos em andares altos não são afetados pelos sons da rua, por exemplo, e isso, por si só, já é um dos fatores mais importantes para quem prefere esses imóveis.

Outro fator que deve ser considerado é uma das coisas mais consideradas na hora de comprar um apartamento: a incidência de sol. Andares altos possuem maior incidência solar e um menor risco de ficarem à sombra de outros empreendimentos, por exemplo.

A vista também é um fator muito importante para os amantes das alturas. Por motivos óbvios, apartamentos em andares baixos possuem nenhuma ou quase nenhuma vista do horizonte. Portanto, a localização do imóvel influencia diretamente no desejo por uma vista do horizonte; basta lembrar da situação hipotética lá do início do texto.

Há quem prefira não ter vizinhos no andar de cima. Esses compradores dão maior importância para os imóveis do último andar, ou coberturas. Entretanto, esse luxo terá custo mais alto que qualquer outro apartamento da torre.

QUAIS SÃO OS PRÓS DOS APARTAMENTOS EM ANDARES BAIXOS?

Diante dos pontos positivos apresentados no item anterior você pode se perguntar: por que comprar um imóvel em andares mais baixos? A resposta é relativamente simples: necessidade ou preferência.

Algumas pessoas optam por comprar esses apartamentos, pois são aqueles que cabem no orçamento. Em alguns casos a variação de preço é maior do que a média de 1% por andar, o que acaba deixando o imóvel alto mais caro, o que por sua vez se traduz em prestações mais altas, ou podem acabar consumindo uma maior quantia da reserva do comprador.

A infraestrutura, combinada com necessidades pessoais (como na segunda situação hipotética do início do texto) pode fazer com que o comprador escolha andares mais baixos por uma questão de necessidade ou conveniência. Essas duas situações fazem com que alguns fatores sejam mais determinantes do que outros, por exemplo: é mais importante sair do aluguel para a casa própria, mesmo que haja sons da rua, do mesmo modo que é melhor ter acessibilidade do que maior incidência de sol.

Mas, há quem opte por andares baixos por preferências. Quem sempre morou em casas costuma preferir o térreo, pois ele possui um pequeno pátio. Pode parecer pouco, mas a possibilidade de possuir uma horta, ou um espaço para cães com difícil adaptação em apartamentos é determinante em alguns casos.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre os fatores que influenciam os andares altos e os baixos, deixamos a escolha por sua conta ;) Mas, lembre-se: se precisar de ajuda, fale conosco .

Fontes: Extra e O Globo
 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados