PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA COMPRAR UM IMÓVEL: O SEGREDO DA CONQUISTA DA CASA PRÓPRIA

22 Apr 2019 | Guia do comprador
Tempo de leitura: 7 minutos | -

Autor: Foxter Cia. Imobiliária

‘Não consigo juntar dinheiro’, ‘Nunca me sobra nada para poupar’, ‘Com o que eu ganho é impossível” ou ‘Nunca consigo fazer um planejamento financeiro para comprar um imóvel”. Quais destas frases você costuma dizer (e se apoiar!) quando o assunto é a compra do seu imóvel?

A compra da casa própria é, para muitos, um sonho. E, em muitos casos, um sonho que parece impossível de ser realizado. Estudos apontam que esta conquista é o segundo maior desejo dos brasileiros. Só perde para o sonho de conhecer o mundo. Acontece que, por falta de conhecimento, muitas famílias abrem mão da realização deste sonho, pois acreditam que está fora do seu alcance e potencial financeiro.

De fato, comprar um imóvel ainda é um grande desafio no Brasil, sobretudo, para as classes C e D. Mas, existe uma série de caminhos que podem levar à conquista desse sonho, e a principal delas é o planejamento financeiro. Não tem segredo! Aliás, este é o segredo de quem ‘ganha pouco’ para comprar algo fora do seu orçamento: se planejar financeiramente.

Fizemos uma lista com dicas preciosas de como fazer um planejamento financeiro para comprar um imóvel.

Adiantamos que, na prática e com as particularidades de cada um, nenhuma receita tem fórmula exata. Por isso, é importante trazer essas dicas para sua realidade e adaptá-las, combinado? A ideia é sempre auxiliar, de forma consultiva e com orientações que levem à reflexão, análise pessoal e contribuam com o alcance do objetivo maior: a compra da casa própria!

Vamos às dicas de como fazer um planejamento financeiro para comprar um imóvel. 

Conheça o seu REAL potencial de compra

Antes de mais nada, é preciso saber qual o seu real poder de compra, ou seja, quanto você pode ou pretende pagar pelo imóvel financiado pelo Banco: valor total e de parcelas. O financiamento bancário imobiliário é o meio mais viável para a conquista do primeiro imóvel. Vá ao banco de seu relacionamento e converse com o seu gerente ou responsável pelo setor Habitacional.

Ele fará um simulado de financiamento imobiliário com base na sua renda ou na renda familiar, lhe apresentando as linhas de créditos que o Banco tem disponível e como elas funcionam. Este simulado lhe dará um norte para as metas de poupança e economia mensal, por exemplo.

Com estas informações em mãos, você pode começar o seu planejamento financeiro para comprar um imóvel.

Na ocasião, é importante que você entenda bem como funciona todo o processo de compra de um imóvel financiado pelo Banco, em especial, os valores com documentação. Tem muita gente que os desconhece e acaba sendo pego de surpresa com estes custos. Informe-se a respeito e inclua estes valores no seu planejamento financeiro para comprar um imóvel. No artigo “Quanto vou gastar para comprar um imóvel financiado” falamos a respeito também!

E mais. No conteúdo acima, você ainda vai conhecer melhor outras formas de pagar o imóvel, como o uso do FGTS para amortização da dívida, por exemplo.

Analise o seu atual cenário econômico e financeiro

Poupar dinheiro não é tarefa fácil. Sabemos disso! Mas, quando o objetivo é maior, renúncias devem ser feitas para que ele seja alcançado. Por isso, esteja realmente disposto a abrir mão de algumas coisas e a mudar sua rotina de consumo. Excessos impactam no orçamento financeiro. Pratique o consumo consciente.

Faça uma análise do que é essencial e do que pode ser cortado ou diminuído na rotina da família. Na internet, você encontra uma série de aplicativos de controle financeiro que ajudam a organizar os gastos do dia a dia. Vale uma busca e um período de testes ;)

Organize o bolso!

Dê fim àquelas dívidas ‘pequenas’, que chegam todo mês e que, sem perceber, acabam com o seu orçamento e deixam você sem grana! Organize-se para zerá-las e ficar somente com as dívidas fixas e essenciais. Adiantar o pagamento das compras parceladas, por exemplo, tem vantagens de redução de juros. Tente economizar também desta forma!

Faça as contas!

Sonhos sem estratégia e metas, são somente sonhos. Ciente do quanto o Banco lhe dá de crédito imobiliário, dos valores com documentação, já com os gastos do dia a dia da família organizados com foco no planejamento financeiro para comprar um imóvel, é hora de estabelecer metas! Especialistas recomendam ter uma meta também de economia, se organizar para poupar uma determinada quantia ao mês.

Isso dá uma dimensão de tempo e prazos para o alcance de metas. Por isso, a dica é: com base na renda da família e dos custos fixos, organize-se para poupar X% dela e investir no sonho da casa própria. No cenário ideal, este percentual de economia está estrategicamente alinhado a um planejamento financeiro, para que, em determinado período, a quantia desejada esteja em mãos. Organize-se para isso!

Encontre formas de monetizar suas economias

Você já sabe seu potencial de compra, organizou as finanças da casa, está economizando, gastando somente com o essencial e poupando uma determinada quantia ao mês. Procure uma forma de monetizar suas economias, ou seja, de fazer seu dinheiro render. Além da poupança, existem outros meios de guardar dinheiro e investi-lo, fazendo com ele renda mais e melhor ao longo dos anos.
Quem pode lhe ajudar nisso, é o seu gerente. Converse com ele a respeito dos seus planos a médio e longo prazos, das suas iniciativas de planejamento financeiro para comprar um imóvel e peça uma diretriz.

Gostou das dicas? Tem alguma outra forma de poupar dinheiro que você faz e dá certo? Compartilha com a gente e ajude outras pessoas a conquistarem este sonho.

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados