PERMUTA DE IMÓVEIS: POSSO USAR UM IMÓVEL COMO PARTE DO PAGAMENTO DE OUTRO?

8 Apr 2019 |
Tempo de leitura: 4 minutos | -

Autor: Endriel Dummer

Na permuta de imóveis, um imóvel de menor ou igual valor entra como parte de pagamento, e viabiliza o negócio de forma segura e prática.

A permuta de imóveis é um modelo de negócio muito bem-sucedido no mercado imobiliário. Uma prática que tem vantagens tanto para quem compra quanto para quem vende, uma vez que amplia as chances da realização do negócio.

Na permuta de imóveis, um imóvel de igual ou menor valor entra como parte de pagamento, uma iniciativa bastante interessante, em especial, para quem quer trocar de casa ou apartamento e ainda não tem a quantia em dinheiro para adquirir o imóvel almejado, mas tem um imóvel que pode fazer parte da negociação.

Nesta modalidade, o interessado no imóvel à venda dá de entrada ou como parte de pagamento um outro imóvel e negocia o saldo devedor.

Este modelo de negócio é também muito comum entre as construtoras e incorporadoras. O popular “aceito seu imóvel como parte de pagamento”, nada mais é que uma permuta de imóveis.

Embora comum, a permuta de imóveis ainda gera muitas dúvidas. Elencamos as principais delas:

Para quem a permuta de imóveis é mais indicada?

A permuta de imóveis é um modelo de negócio bastante interessante para quem deseja trocar de imóvel.

É muito comum que para trocar de casa ou apartamento, comprar um imóvel maior, mais novo, etc., seja necessário vender o imóvel atual. É dessa venda que vem dinheiro para o pagamento – ou parte dele – do novo imóvel.

Com a permuta de imóveis, este processo é otimizado com a eliminação de toda a parte de vender o imóvel atual para conseguir recursos para comprar um novo.

A permuta de imóveis é recomendada também para investidores a fim de movimentar e diversificar seus negócios.

Todo imóvel pode entrar como permuta de imóveis?

Não. Não são todos os imóveis que podem entrar como permuta. Imóveis com dívidas, por exemplo, não costumam ser aceitos como permuta pela maioria das imobiliárias.

A dívida torna a negociação muito difícil e, por isso, estes imóveis não se enquadram na modalidade.

Além disso, outros quesitos são analisados na hora de permutar um imóvel. Por exemplo:

As condições do imóvel;
Seu valor de mercado;
A documentação.

A avaliação dos “imóveis em jogo” deve ser realizada por corretores de imóveis qualificados. Seu diagnóstico será o ponto de partida para a negociação de valores e, claro, de toda a negociação. Atenção!

Posso dar mais de um imóvel como permuta?

Sim. Se quem está vendendo o imóvel estiver aberto, sem dúvidas. Atente-se para os valores praticados em cada um deles.

O imóvel precisa ser mais barato que o que está à venda?

Não necessariamente. Mas é o ideal, tendo em vista que não é comum quem está vendendo “voltar” dinheiro para quem está comprando.

Salvo as raras exceções, os imóveis permutados são mais baratos.

Como funciona a parte burocrática da permuta de imóveis?

A parte burocrática é similar a de compra e venda de um imóvel em outras modalidades. Requer atenção às cláusulas do contrato, situações legais dos bens, os valores tratados, datas de entrega, etc.

Conte com um corretor de imóveis e uma equipe de profissionais da uma imobiliária para a elaboração deste documento.

A permuta de imóveis pode ser um caminho para a compra do seu novo lar ou de um novo investimento. Entre em contato com a Foxter e encontre o apartamento ideal para você!

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados