OBRAS NO APARTAMENTO: O QUE PODE E O QUE NÃO PODE

24 Apr 2019 |
Tempo de leitura: 5 minutos | -

Autor: Foxter Cia. Imobiliária

Antes de começar o ”quebra-quebra” é importante saber o que pode e não pode nas obras do apartamento.

O imóvel é novo ou está em perfeitas condições mas, desde a primeira visita, você já pensava em fazer algumas obras no apartamento, não é mesmo?

Tirar ou colocar uma parede, integrar a sala com a cozinha ou a sala com a sacada, enfim, é muito comum, mesmo que o imóvel seja novinho em folha, que o proprietário queira deixá-lo do jeitinho que sempre sonhou.

Agora que o apartamento é meu posso fazer o que quiser, certo?

Não é bem assim. Tirar estes sonhos do papel requer alguns cuidados. Para realizar obras no apartamento existem regras que precisam ser seguidas e respeitadas para evitar transtornos futuros.

Além das regras de boa vizinhança que são basicamente a atenção com o barulho e a sujeira produzida, há outros cuidados que precisam ser tomados.

Afinal, o que pode e o que não pode nas obras no apartamento?

Para saber o que pode e o que não pode na hora de fazer obras no seu apartamento, é preciso analisar dois diferentes cenários que influenciam diretamente nessas “permissões”: se o apartamento é novo ou usado.

Obras no apartamento usado:

Em prédios usados, quando já existe a convenção e um regulamento interno no condomínio, ele é o primeiro documento que deve ser consultado e respeitado.

Do contrário, as obras no apartamento podem sair mais caras que o planejado, com a chegada de multas em desrespeito às normas do prédio.

Além disso, antes de dar início a reforma:

- Comunique ao síndico – mesmo que a obra aconteça dentro da sua casa, reformas sempre alteram a rotina do prédio com a entrada e saída de profissionais e materiais de construção no prédio. O síndico, como responsável pelo prédio, precisa estar ciente dessa alteração na rotina do prédio e de quem trabalha neste ambiente: porteiro, equipe de limpeza, zelador, etc.

- Conte com profissionais experientes em obras em apartamento – não é só no resultado da obra que contar com um bom profissional faz diferença. Na logística da obra também, em especial, no que diz respeito às regras de boa vizinhança. Os dias e horários permitidos para obras são uma base, mas o bom senso é diferencial de peso.

- Consulte a planta do apartamento e do prédio – mesmo que as reformas ou obras sejam relativamente simples, é preciso consultar a planta do imóvel. Toda e qualquer modificação na planta deve passar pela análise de um engenheiro, eliminando todo e qualquer risco de impactos no seu apartamento, nos apartamentos vizinhos e no prédio.

A parte elétrica e hidráulica do apartamento merece atenção especial até nas mais simples das reformas.

Obras em apartamentos novos:

Quando o prédio ainda está em fase de obras, a construtora é quem deve ser a primeira consultada sobre o seu interesse em mudar a planta do imóvel.

A fase da obra é quem vai decidir o que você pode ou não fazer de obras no apartamento. Aliás, dependendo da fase, nada poderá ser feito até a conclusão e entrega do empreendimento.

Isso porque há um cronograma de evolução e desenvolvimento da construtora que, geralmente, não pode sofrer interferências.

Imagine se todos os proprietários decidirem fazer alguma alteração na planta a qualquer momento da construção?

Se o prédio já foi entregue, mas ainda não tem a convenção e o regulamento definidos, a construtora e a administradora devem ser as primeiras a serem comunicadas.

Um engenheiro da obra será encaminhado ao local para certificar, com base na planta do imóvel e do prédio, se as alterações desejadas são viáveis ou não, ou seja, se trazem algum impacto na estrutura de engenharia e arquitetura do empreendimento.

A fachada do prédio, por exemplo, é algo que não pode ser alterada. Em apartamentos com sacada, há inúmeras restrições no que diz respeito a reformas, pois fazem parte da fachada do empreendimento.

Atente-se para os possíveis custos que a visita e a emissão de um laudo técnico pode gerar.

Munido do laudo, mãos à obra!

Está em obras no seu apartamento? Compartilhe com a gente a sua experiência com reformas.
 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados