O QUE SÃO E COMO FUNCIONAM OS ESPAÇOS DE COWORKING?

12 Apr 2019 | Guia do comprador, Manual do proprietário
Tempo de leitura: 4 minutos | -

Autor: Endriel Dummer

Coworking é uma palavra relativamente nova no dicionário do povo brasileiro. Mas, no mundo, essa já é uma atividade datada. Tendo seu conceito posto em prática pela primeira vez em meados de 2005, coworking é um modelo de negócio que funciona através da divisão de um espaço para trabalhadores de diferentes empresas trabalharem livremente.

Ou seja, é um espaço colaborativo onde você pode chegar com seu notebook, se acomodar e iniciar seus afazeres diários. Funciona quase como um home office. Porém, com o intuito de conectar pessoas de diferentes áreas, fomentando o networking e com custos bem menores se comparados com uma sala comercial tradicional. Os ambientes são especialmente pensados para o trabalho autônomo. Eles contam com uma estrutura ideal para você receber clientes.

Os planos de locação funcionam de forma simples. Você pode alugar o espaço por quantidade de horas, por turnos, por dias, ou locações mensais permanentes. Diversas opções são ofertadas buscando atender, da forma mais flexível possível, todos os gostos.

O mercado

Diversos trabalhadores autônomos ao redor do mundo estão dando preferência a espaços de coworking para manterem suas atividades profissionais. Segundo o site InfoMoney, “esse mercado não só vem crescendo como tem um potencial gigantesco de crescimento. A indústria de coworking já é o maior locatário de New York.”

De mãos dadas com as novas tendências corporativas, o mercado imobiliário está atento a essa nova demanda. Algumas incorporadoras estão largando na frente ao oferecer espaços de coworking em seus novos empreendimentos. Na capital gaúcha, a Astir Incorporadora lançou, recentemente, o Studio CB, que vem de encontro com as novas ideias de ambientes colaborativos. O empreendimento oferecerá espaços de coworking no próprio condomínio, chamando a atenção de jovens empreendedores que demonstram um interesse crescente nesse tipo de negócio.

Coworking em alta

Ainda segundo a InfoMoney, de acordo com pesquisa feita pela JLL em 2016, em menos de 15 anos, 30% dos ambientes de trabalho serão flexíveis. Mais trabalhadores estarão exercendo suas atividades de forma remota. Logo, mais desses espaços compartilhados serão utilizados.

No Brasil, mais de 100 espaços de coworking já estão em funcionamento. Porto Alegre é uma das cidades onde esse mercado mais cresce.

Esse post ajudou? Se você tem alguma outra dúvida, deixe nos comentários que nossos especialistas respondem. Ela pode ser a dúvida de outras pessoas também. Conte com a gente! 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados