JARDINS E HORTAS NOS TELHADOS

11 Apr 2019 |
Tempo de leitura: 2 minutos | -

Autor: Gustavo Pedroso

Plantar nos telhados e terraços é uma prática que tem vindo a ser reabilitada nos últimos tempos. A ideia não é nova tradicionalmente usavam-se coberturas vegetais nos telhados como forma de melhorar as condições térmicas das habitações quer em climas frios, na Escandinávia e Norte da Europa, quer em climas quentes, na América Central e do Sul. Com o aumento da consciência ecológica esta técnica ancestral voltou a estar na ordem do dia. Os telhados e coberturas de edifícios são normalmente espaços desaproveitados e, nas cidades, atingem áreas significativas. O crescente interesse pela agricultura e jardinagem urbana fez com que se olhasse doutra forma para estas superfícies. Entre as vantagens dos chamados telhados verdes destacam-se a redução do consumo de energia com a climatização dos edifícios, o aumento da emissão de oxigénio e correspondente consumo de CO2, contrariando o feito de estufa, a produção de vegetais para consumo local, encurtando o trajeto entre o produtor e o consumidor, a criação de habitats, ajudando a preservar a fauna, entre outros. Estima-se que a instalação em larga escala de hortas e jardins na cobertura dos edifícios poderá reter até 70% das águas pluviais diminuindo a probabilidade de ocorrência de cheias.

Em países como a Alemanha e os Estados Unidos já existem empresas que só se dedicam à instalação deste tipos de estruturas. A cidade de Estugarda é uma referência a este nível, alcançando 60% de superfície com cobertura vegetal entre parques públicos, arruamentos e telhados de edifícios.

Na senda da arquitetura sustentável, muitos projetos prevêem já coberturas vegetais nas construções e a tendência está a tornar-se mesmo uma moda em edifícios de luxo. Há que ter em atenção que as fundações e lajes das construções com este tipo de coberturas terão que ser reforçadas para suportar o peso do solo, das plantas e da água retida. Outro aspecto importante é a necessidade de um isolamento eficaz para evitar infiltrações.

No futuro, as cidades serão cada vez mais verdes
 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados