IMÓVEL FINANCIADO: OS ERROS MAIS COMUNS NA HORA DE FAZER UM FINANCIAMENTO

9 Apr 2019 | Guia do comprador, Financiamento imobiliário
Tempo de leitura: 5 minutos | -

Autor: Endriel Dummer

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de fazer um financiamento e como não cometê-los!

Embora seja muito comum cometer erros na hora de fazer um financiamento imobiliário, é preciso fazer o possível - e o impossível - para que eles não ocorram. Afinal, trata-se de um investimento de longo prazo e, dependendo do tamanho desse erro, os reflexos podem perdurar por longos e longos anos de financiamento. A compra de um imóvel é um momento muito especial na vida das pessoas, principalmente quando se trata da primeira vez.

Uma grande conquista, que deve estar livre de emoções na hora de analisar o contrato e concluir o negócio. Listamos os erros mais comuns na hora de comprar um imóvel financiado para você, marinheiro de primeira viagem, não cometê-los. Mesmo quem já tem alguma experiência com a compra e venda de imóveis, pode tomar nota também, afinal, ninguém está livre de errar. O primeiro deles está relacionado ao Planejamento Financeiro

Falhar na organização das contas fixas e a renda familiar pode comprometer toda a sua a saúde financeira e, consequentemente, o pagamento do seu financiamento. Por isso, antes de assumir um compromisso como a compra do imóvel financiado, faça e refaça o seu planejamento financeiro. Coloque tudo na ponta do lápis, o que entra e o que sai de dinheiro, as contas fixas e as que surgem no meio do caminho. Seja fiel a estas informações e planeje suas finanças.

Analise e, se possível, vislumbre o seu cenário econômico financeiro em um futuro a médio e longo prazos. Simule situações de riscos e como você faria para que elas não comprometesse o seu planejamento financeiro. Organize-se para o hoje, o amanhã e, na medida do possível, o período de até 35 anos de financiamento imobiliário. Não saber como funciona o processo de compra de um imóvel financiado está entre os erros mais comuns na hora de fazer esse tipo de investimento.

Alheios a etapas importantes do processo, muitos são pegos de surpresa com, por exemplo, valores de taxas administrativas e documentais que devem ser pagas por quem compra o imóvel. E, uma vez desprevenidos, acabam atrapalhando todo o processo. Esteja a par de todas as etapas de financiamento imobiliário pelo Banco, saiba o que é e o que não é de sua responsabilidade e esteja ciente dos valores que devem ser pagos por você. Organize-se para isso!

Além disso, é imprescindível conhecer os tipos de financiamento e qual deles é o melhor para você. Cada financiamento tem um modelo de negócio, pagamentos e taxas de juros diferenciadas. É preciso compará-las e compreendê-las corretamente para, então, escolher o melhor financiamento para o seu perfil econômico.

Por mais incrível que pareça, tem muita gente que se arrepende do imóvel que financiou e, fatalmente, acabam ‘amargando’ seu erro por algum tempo. Infelizmente, este também está entre os erros mais comuns na hora de financiar um imóvel. Talvez seja o maior deles. Isso acontece porque as análises mais criteriosas na hora de escolher um imóvel para comprar, não são feitas da forma correta. Mesmo que soe como exigência demais, a escolha do imóvel deve ser feita desta forma.

Mais que um compromisso financeiro de longo prazo etc., trata-se de uma conquista, muitas vezes da realização de um sonho, um marco na vida das pessoas. Não dá para negligenciar isso! Esteja certo de que o imóvel que você está financiando é o ideal para as suas necessidades e as de sua família, inclusive, para as futuras necessidades, os seus planos em um futuro próximo. Estes são os erros mais comuns na hora de fazer um financiamento. Atente-se a eles para que você não os cometa e faça da compra do seu imóvel um sonho de verdade.

Ficou com alguma dúvida? Conte com a gente! Deixe seu comentário, que nossos especialistas em transações imobiliárias irão te ajudar!
 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados