FINANCIAMENTOS: QUAL O MELHOR PARA A MINHA SITUAÇÃO?

29 Apr 2019 |
Tempo de leitura: 6 minutos | -

Autor: Foxter Cia. Imobiliária

Com tantas opções, qual é o financiamento ideal para a minha situação? Essa é umas dúvidas mais corriqueiras de nossos clientes. São tabelas diferentes, taxas de juros diferentes, renda, valor do imóvel, tempo de financiamento, enfim, há uma série de variáveis a serem consideradas na hora de escolher o financiamento, por isso cremos que esclarecer essas dúvidas é uma missão nossa.

Tão importante quanto ter funcionários especialistas é ter parceiros especialistas nas suas áreas. Quando o assunto é financiamentos, a parceira da Foxter é a UCI. A UCI é uma empresa de crédito imobiliário que nasceu da união do Grupo CHP com o Santander, atuando no Brasil desde 2014.

Conversamos com Janaína Quarti, Analista Comercial da UCI, com 7 anos de experiência no mercado de crédito imobiliário, para entender melhor quais as especificidades de cada financiamento e o que é preciso para sair de vez do aluguel.

O primeiro passo para escolher o financiamento

Para Janaína, a primeira coisa que o cliente deve fazer é entender a sua realidade. A parcela deve caber no orçamento, sem apertos ou sustos, pois financiar um imóvel é adquirir uma dívida, na maior parte das vezes, de longo prazo.

O primeiro passo do cliente é entender o quanto ele pode arcar com a prestação. O comprometimento do empréstimo junto com os outros financiamentos dele não podem ultrapassar 30%, no máximo 35% da sua renda familiar”, esclarece.

A partir do momento que o cliente entende a sua realidade o processo se torna mais simples e mais claro. Para Janaína, uma das vantagens da UCI, frente a outros bancos é a agilidade, pois “enquanto alguns bancos, como a Caixa, por exemplo, pedem uma quantidade enorme de documentos, a UCI exige apenas a comprovação da renda e o preenchimento de uma ficha cadastral”. Além desse fator, o fato de a UCI formalizar o contrato rapidamente é outro diferencial, como explica Janaína: “Enquanto os bancos em geral formalizam contratos entre 30 e 60 dias, a UCI formaliza em apenas 15 dias, e isso facilita a vida do cliente”.

A comprovação de renda de assalariados é feita através dos contra-cheques; se for empresário contrato social de faturamento, ou imposto de renda; se for autônomo pode ser a carteirinha do conselho - como a do CRECI - junto com extratos bancários.

É possível sair do aluguel para o imóvel próprio sem sustos

Sabemos que para sair do aluguel é preciso muita organização financeira, mas isso pode ser mais simples do que você imagina. Como já falamos, o valor do aluguel de um imóvel costuma representar entre 0,4% e 0,5% do seu valor de mercado. Muitas vezes o valor das prestações costumam ficar próximas ao valor do aluguel, pois o tempo de financiamento é longo.

Para Janaína, não há dúvidas, se você possuir o valor de entrada, invista no imóvel próprio. “Para sair do aluguel para o imóvel próprio o cliente só precisa ter a entrada. Hoje, a UCI, diferentemente de outros bancos, financia até 80% do valor de imóveis novos ou usados. Em muitas vezes a prestação do imóvel fica próxima ao valor pago de aluguel. Então, tendo 20% de entrada, dependendo do valor do imóvel, o valor da prestação quase não será alterado”, afirma. O valor de entrada pode ser do FGTS, ou de outro imóvel caso haja a possibilidade de dação, ou valores próprios, por exemplo.

Financiamentos com a Tabela PRICE ou com a Tabela SAC, qual escolher?

Essa é uma questão determinante no momento do financiamento, pois reflete diretamente no valor das parcelas. Cada tabela possui suas especificidades, mas não há uma “melhor que a outra”, para Janaína tudo depende do cliente.

“Não há uma tabela que seja melhor do que a outra, tudo depende das possibilidades e dos objetivos de cada cliente”, explica Janaína, que complementa: “A SAC é para quem busca uma prestação a longo prazo porque ela é decrescente. Ela começa mais alta e vai decrescendo, tendo apenas a correção de TR*. Quem é mais conservador, ou tem incertezas com o futuro do país acaba comprando com a PRICE, pois ela tem parcelas fixas”.

*Taxa Referencial (TR) é o indexador que corrige o cálculo de juros de alguns financiamentos, com valores semelhantes aos praticados pela poupança, por exemplo. Os juros praticados em cada tabela também são diferentes. Na tabela PRICE os juros são um pouco mais altos, pois o banco entende que precisa cobrar mais visto que o cliente não passará por nenhuma revisão de taxas, como da TR, por exemplo. Por outro lado, como possui parcelas decrescentes, as parcelas iniciais da tabela SAC são mais altas, com juros menores, por isso, cada caso deve ser analisado individualmente.

Enfim, nós sabemos que decidir sobre qual financiamento é o mais adequado não é fácil, mas o que buscamos é esclarecer algumas dúvidas. Se você precisar de ajuda, pode contar com a Foxter.
  

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados