ESTRUTURA! CERTIFIQUE-SE DAS CONDIÇÕES DO SEU IMÓVEL

26 Apr 2019 |
Tempo de leitura: 4 minutos | -

Autor: Foxter Cia. Imobiliária

Muitas das escolhas que fazemos na vida são motivadas pela emoção, quando se trata do imóvel que irá ser nosso lar, sempre pesa o que nosso coração diz, porém, a decisão não pode deixar de lado fatores racionais importantes como condições do seu imóvel, por exemplo.

Nem sempre as construções são edificadas com materiais de qualidade que resistam ao tempo, a poluição e a exposição de fatores de risco de degradação. Manutenções preventivas e reparos constantes são necessários para garantir a vida útil dos materiais e dos equipamentos e, consequentemente, a segurança da edificação como um todo. Incêndios, desabamentos parciais ou totais, quedas de elevadores e outros sérios acidentes podem ser evitados quando as causas são sanadas adequadamente.

Verifique as condições do seu imóvel:

Fissuras, trincas e rachaduras estruturais: são identificadas por pequenos veios irregulares nas paredes, tetos, pisos, vigas e pilares. Podem ser causadas por infiltrações, tremores de terra ou até acomodação do terreno, com o peso da edificação. O grau de risco de segurança depende do tempo e largura destas aberturas:

  • Fissuras são as mais superficiais e raramente comprometem a estrutura da edificação. Podem estar limitadas a pintura ou ao reboco malfeito, mas também podem ser o primeiro sinal de que algo está acontecendo de errado;
  • Trincas já são consideradas uma “evolução” das fissuras e, a abertura mais larga, pode começar a comprometer a segurança do imóvel. Deve ser observada a possibilidade de risco à construção;
  • Rachaduras são as mais preocupantes e devem ser imediatamente avaliadas por profissionais, pois, muitas vezes, é necessária a evacuação da casa ou edifício.

Manchas em tetos e paredes normalmente indicam infiltração de água causada por canos furados, ralos entupidos ou conexões rachadas. Toda a parte hidráulica de uma residência tem vida útil limitada e depende das condições da água da rede de abastecimento, da qualidade do material das tubulações e dos cuidados com a instalação e manutenção.

Quando há um vazamento na rede, a água afeta, inicialmente, a área em contato direto com o local do dano. Aos poucos, se não for sanada a causa, a umidade se espalhará causando sérios problemas desde mofo, pingos e manchas, até a degradação dos componentes da construção, fissuras e rachaduras e oxidação das ferragens do concreto estrutural. O que pode ser apenas uma situação simples pode evoluir para um risco considerável à segurança e às condições do seu imóvel.

Fique ligado, pois nos próximos posts iremos comentar sobre os riscos de comprar um imóvel com sinais de problemas nas redes hidráulica e elétrica.

O importante é você ficar atento às condições do seu imóvel e, na dúvida, procurar um profissional que faça uma avaliação técnica. Reformas podem ser necessárias e isso pode não estar dentro dos seus planos.

Preste atenção, portanto, nas condições do seu imóvel. No mínimo, você irá evitar problemas e dores de cabeça futuras.

Se você está pensando em adquirir um imóvel novo, fale com a equipe de corretores da imobiliária Foxter , eles possuem uma carteira de imóveis que já foram analisados segundo estas indicações que fizemos neste post. Entre em contato com eles, que você terá a certeza de fazer uma aquisição com segurança.
 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados