ESCOLHENDO ENTRE CASA E APARTAMENTO

5 Apr 2019 | Guia do comprador
Tempo de leitura: 3 minutos | -

Autor: Gustavo Pedroso

Nos últimos anos, o aumento da oferta de crédito imobiliário fez com que o “sonho da casa própria” fosse cada vez mais real. Muitas famílias conseguiram adquirir o imóvel próprio, mas ele nem sempre foi uma casa. A verticalização das cidades fez com que a oferta de apartamentos fosse cada vez maior, e em programas sociais, por exemplo, esses imóveis podem ser mais atrativos do que casas.

Entretanto, se você ainda está escolhendo entre casa e apartamento, é importante considerar algumas particularidades.

Casas 

Muitas pessoas são amantes de casas e não aceitariam morar em apartamentos por diversos motivos. Um dos motivos mais destacáveis é o espaço. Quem decide comprar uma casa leva em consideração que terá mais espaço do que em um apartamento. Possuir um pátio, pode ser determinante para quem tem ou pretende ter um cachorro ou uma hortinha.

Morar em uma casa também se diferencia do apartamento, pois possibilita um nível de privacidade quase inalcançável. A liberdade também é um diferencial, pois o dono não precisa seguir regras pré-estabelecidas pelo condomínio.

Outro ponto a ser considerado é que na casa não há cobrança de condomínio. Algumas vezes o valor do condomínio acaba pesando no orçamento das famílias, portanto, a possibilidade de não ter esse compromisso mensal é atrativa.

Entretanto, não ter a obrigação mensal de pagar o condomínio, não anula o investimento em manutenções preventivas ou pequenas reformas, como pintura da fachada ou conserto do portão, por exemplo.

Atualmente, o ponto menos favorável para quem prefere morar em casas é a segurança, quando comparado com o apartamento. Apartamentos ficam em condomínios e por vezes podem oferecer portaria 24h ou CFTV. Para que casas tenham esses serviços o proprietário precisará fazer um investimento a parte, o que em alguns casos, pode não valer a pena.

Apartamentos 

A principal vantagem do apartamento, como já falamos, é a segurança. Para quem viaja com muita frequência, buscar um imóvel em um condomínio significa livrar-se da preocupação com segurança. Tudo estará em ordem quando você voltar.

O pagamento da taxa de condomínio é um gasto mensal. Entretanto, se ele não pesar no seu orçamento irá significar pouca ou nenhuma preocupação com reformas estruturais. Um ponto muito importante para quem leva uma vida mais agitada, ou apenas não gosta de preocupações dessa ordem.

Quem tem filhos também encontra nos apartamentos um local onde as crianças podem fazer amizades com os vizinhos próximos. Mais uma vez a segurança vem ao encontro do que estamos falando, pois a maioria dos condomínios possuem playground e quadras poliesportivas. Alguns possuem ainda salão de jogos e piscina, um atrativo a mais para que os pais não se preocupem com a segurança dos filhos, que terão lazer e bem estar garantidos.

Para unir os benefícios das casas com os benefícios dos condomínios, o comprador pode buscar casas em condomínios horizontais. Contudo, alguns pontos não se alteram, como o pagamento de taxas mensais e algumas regras pré-estabelecidas pelo condomínio.

Fonte: UOL Economia 


 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados