ESCOLHA O PISO IDEAL PARA SEU IMÓVEL

17 Apr 2019 | Manual do proprietário
Tempo de leitura: 6 minutos | -

Autor: Foxter Cia. Imobiliária

Escolher o piso ideal para cada cômodo do seu imóvel parece uma tarefa fácil, mas não é tão simples assim! Cada ambiente tem uma necessidade diferente e fica complicado escolher entre tantas opções de cores, tipos, tamanhos e revestimentos diferentes. Então, resolvemos dar algumas dicas para não ter erro!

Primeiro, temos que focar que o piso não é cem por cento estética, temos que pensar também na sua funcionalidade. Como citado acima, a madeira não é um material para cozinhas ou lavanderias por serem ambientes no qual se interage muito com água, e a madeira pode acabar absorvendo a água dando um estrago grande com o passar do tempo. Então, antes de escolher o piso, temos que avaliar o ambiente, se ele vai ser um ambiente quente ou um ambiente molhado.

Claro, a escolha do piso vai depender muito do seu gosto, mas existem pequenos detalhes que devem ser levados em conta. Nem todos revestimentos servem para todos ambientes, como madeira na cozinha, por exemplo. E isso é algo que deve se ter cuidado, pois é um investimento caro e que deve durar anos.

Ambientes quentes

Quartos, salas e corredores são áreas sociais, onde costumamos usar pisos quentes para um aconchego maior. Mas não quer dizer que não podemos usar pisos frios nesses ambientes, até porque a cerâmica é muito mais simples de limpar e, se você mora numa região muito quente, eles ajudam a refrescar o local.

Focando em calor e aconchego, para esses ambientes temos diversos modelos como opções: Madeiras, laminados, carpetes e o vinílico.

O laminado sempre é uma ótima opção para economizar e pela fácil manutenção que pode fazer com que dure anos. Sem contar que agora temos modelos com sistema de click, no qual é muito mais rápido de instalar e evita sujeira. Instalados sobre mantas de polietileno, protegem da umidade e funcionam como isolante acústico e térmico.

Já o carpete é uma boa opção para quem tem crianças pequenas em casa, pois são antiderrapantes, o que evita o pequenino de cair e, caso caia mesmo assim, eles amortecem a queda. Além disso, não fazem ruídos e ajudam a esquentar o ambiente. O único contra do carpete é que o material pode causar alergias e acumula muito pó e pelo de animais, além de serem difíceis de limpar. Também não é recomendado ser utilizado em lugares muito úmidos, pois podem acabar mofando e ficando com mau-cheiro.

Uma outra opção é o “taco”. É super versátil e duradouro, seus únicos problemas é o alto valor de custo, a demora da instalação. A colocação é feita em três etapas: instalação de peças coladas uma a uma, raspagem e acabamento. Além disso, não pode ficar em contato direto com sol e água, pois, pode acabar se deteriorando.

Os pisos vinílicos, revestimento semelhante a madeira, também tem sido uma opção bastante usada ultimamente. São bem práticos de ser instalados, só precisando o uso de uma cola especial ou simplesmente pelo sistema de click; e caso você queira optar por trocá-lo mais tarde, o mesmo pode ser facilmente retirado. Feito de um material que não mancha, é antialérgico, muito resistente e com alta durabilidade, só não é recomendado para áreas externas, úmidas ou que tenham muito contato com água, como por exemplo, o banheiro.

Áreas Molhadas

Ambientes como cozinha, banheiro e lavanderia são consideramos ambientes molhados por terem bastante umidade e contato com a água. Para esses cômodos, pisos frios como porcelanato, granito, cerâmica e pastilhas são ideais. Você ainda pode escolher entre uma variedade enorme de formatos, cores e preços. São ótimos para esses ambientes pois podem receber uma grande quantidade de água sem sofrer nenhum dano.

Como já citado no início do texto, se você mora em algum local quente, abuse dos revestimentos frios por toda casa. Eles ajudam a refrescar muito bem o ambiente. O porcelanato é um dos exemplos que fica bom em qualquer ambiente e é o líder de vendas para pisos frios e sua limpeza pode ser feita apenas com um pano úmido.

O granito e o mármore também estão entre os preferidos para cozinhar e banheiros. Ambos podem ser encontrados em diversas cores e compondo vários projetos de decoração. Porém, são peças de valor elevado, especialmente o mármore. Mas compensam pela durabilidade e a fácil manutenção. Mas cuidado na hora de comprar: muitas pedras não conseguem absorver muito bem a água, por isso, acabam ficando manchadas

Durável e fácil de limpar, o piso de cerâmica pode ser aplicado tanto em ambientes internos, quanto externos. Mas atenção, porque cada cerâmica tem um grau de resistência (PEI, do inglês Porcelain Enamel Institute). Quanto maior o número, mais resistente. Veja o indicado para cada ambiente:

Fonte: G1 Panorama 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados