ENTENDA O RETROFIT: TRANSFORMANDO UM IMÓVEL RESIDENCIAL EM COMERCIAL

16 Apr 2019 | Guia do comprador, Manual do proprietário
Tempo de leitura: 5 minutos | -

Autor: Gustavo Pedroso

Os cenários urbanos passam por gradativas transformações ao longo dos tempos. Bairros outrora majoritariamente residenciais, com o decorrer dos anos, recebem não mais apenas moradores, mas também investidores de imóveis comerciais. Empresários interessados em novos tipos de negócios com determinadas propriedades, buscando atender demandas da região.

O comércio chega e transforma. Investimentos modificam os contornos das cidades e, ainda, ditam o funcionamento das metrópoles. Residentes peregrinam entre os bairros em busca do que mais fornece conforto e atende suas necessidades no momento atual. Em contrapartida, há os bairros marcados pela baixa procura de compradores e pela alta vazão dos antigos moradores.

Esses lugares, por diversas razões, passam a receber uma grande demanda de investimentos. Com o intuito de valorizar seus imóveis, proprietários transformam seus ambientes residenciais em comerciais. Essa transformação é conhecida como “retrofit”, e ela dá um ressignificado ao bairro.

RETROFIT SOB A VISÃO DO ESPECIALISTA 

Daniel Coferi, especialista do setor Corporate

Daniel Coferi, especialista em vendas do setor Corporate da Foxter Cia. Imobiliária, explica que ao “virar a chave” de um imóvel residencial para o comercial, o mercado de imóveis na região mudou. “O aumento da movimentação de pessoas em determinado ponto, junto com uma demanda crescente de comércio, faz diminuir o interesse de novos residentes. Transformar a casa de residencial para comercial fecha um ciclo de clientes que estavam em baixa procura e vai para outro nicho de mercado que há uma alta procura na região. A demanda vai aumentar.” 

No retrofit, as reformas consistem em alguns métodos de praxe. Em imóveis residenciais é normal diversas paredes separando os cômodos. Na transformação para o comercial, algumas paredes internas caem, e dão espaço para um ambiente mais limpo e amplo. É comum, também, transformações na fachada. Janelas são trocadas por grandes vidraças e, por fim, o jardim dá lugar ao estacionamento. 

CUIDADOS SÃO NECESSÁRIOS 

Foto: Pexels

Antes de partir para esse tipo de investimento, alguns pontos devem ser levados em consideração. Primeiramente, deve-se analisar a legislação e o plano diretor. Dependendo da vocação da propriedade, a prefeitura pode ou não liberar o alvará necessário para a realização de terminadas atividades naquele espaço.

“Não adianta sair transformando sem ter conseguido o alvará para trabalhar ali. Tem atividades que são muito mais críticas e tem maior exigibilidade pela prefeitura. Uma coisa são consultórios médicos, outra coisa são clínicas. Onde funciona uma, pode não funcionar a outra. Cada categoria tem seus próprios órgãos regulamentadores. Envolve outras exigências que o plano diretor pode – ou não – contemplar”, relata Daniel.

Diferentes regras para diferentes tipos de atividades. Além disso, ao mudar a atividade do imóvel, você deve solicitar uma reciclagem de uso junto à prefeitura. Para isso, a SMURB (Secretaria Municipal de Urbanismo) deverá aprovar o projeto para liberar o alvará de funcionamento. Portanto, o auxílio de um especialista é essencial.

 OS PRINCIPAIS PONTOS 

Foto: Pexels

Há bairros onde esse tipo de transformação ocorre com maior frequência. Coferi conta que não existe, necessariamente, uma preferência por bairros específicos. “Todos as regiões têm seus nichos de comércio de bairro. Então há esses investimentos por toda a cidade, independente de ser um local de classe baixa, média ou alta”. 

Foto: antes e depois de um projeto de retrofit. Casa comercial junto à Dona Laura. Código: 151114

No entanto, por questões econômicas, em regiões de maior poder aquisitivo o retrofit é mais recorrente. “Bela Vista, Moinhos de Vento, Boa Vista, Petrópolis, entre outros bairros. Essas regiões são as que têm maior procura. Além disso, as esquinas tem uma demanda muito superior. A visibilidade desses pontos é maior e, consequentemente, a procura é elevada, tanto para comprador, quanto para locação. O valor também é maior.”

INVESTIMENTO QUE VALE A PENA

Foto: Pexels

O especialista afirma que caso constatada a possibilidade de retrofit, o retorno financeiro desse tipo de investimento é expressivo. “Definitivamente, é um bom negócio. O proprietário consegue vender um imóvel que passou por um retrofit mais rápido – e com maior valor – que um imóvel comum”, alega Daniel, que continua: “Se seu imóvel está em uma rua que passou a ter demanda comercial, vale a pena procurar um especialista para verificar se naquele ponto é viável fazer a transformação. E, também, quanto ganharia a mais com o investimento”.

A Foxter possui uma equipe de especialistas que irá avaliar e orientar sobre as melhores condições de iniciar esse tipo de negócio. Além disso, a empresa fornece todo o apoio jurídico para auxiliar nos trâmites legais e deixar tudo certo para as transações de compra e venda. Não deixe de fazer uma análise de troca de uso de imóvel junto ao setor Corporate da Foxter, a assistência da imobiliária é completa. 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados