ENTENDA COMO FUNCIONA O FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO

1 Apr 2019 |
Tempo de leitura: 4 minutos | -

Autor: Gustavo Pedroso

Muitas pessoas têm como objetivo adquirir a tão sonhada casa própria. Mas, você sabia que esse não é um sonho tão difícil de ser alcançado? Com o financiamento imobiliário, há diversas possibilidades que facilitam a vida de quem quer ter seu próprio lar. Os bancos oferecem condições exclusivas e com juros baixos para esse tipo de financiamento.

COMO FUNCIONA E QUAIS SÃO OS TIPOS DE FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO

Quando você compra um imóvel, há a opção de financiar seu pagamento. Os valores do financiamento imobiliário devem ser acertados com o banco, que paga ao vendedor do imóvel. O passo seguinte é você pagar ao banco a quantia financiada. O diferencial dos financiamentos imobiliários é a viabilidade de dividir o pagamento em uma grande quantidade de parcelas, que podem se estender por anos, facilitando o pagamento a longo prazo de mensalidades não muito altas.

O financiamento de uma casa ou apartamento – novo ou usado – pode utilizar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) do contratante como recurso de pagamento. Para isso, apenas pessoas de determinada renda familiar limite podem participar. O limite varia em cada região do país. Nesse modo, as taxas de juros são baixas.

Também pode ser utilizado o SBPE (Sistema Brasileiro de Poupanças e Empréstimos). A principal diferença desse modo é que ele pode ser realizado sem um limite de renda. Outro ponto importante: quando seu valor está dentro dos limites do SFH (Sistema Financeiro de Habitação), os juros não passam de 12% ao ano. No entanto, se o valor ultrapassar os limites do SFH, os juros podem ir além dos 12%.

Outro meio é financiar diretamente com as construtoras. Com elas, as condições são mais flexíveis, não havendo limites de valores a serem financiados, rendas ou taxas de juros. No entanto, isso significa que as taxas de juros podem ser maiores. Além disso, os riscos para o consumidor são maiores. Em caso de falência da empresa responsável pelo imóvel, o cliente pode perder a casa.

CONDIÇÕES 

Ao sair para pesquisar as condições dos bancos, você irá reparar que há uma infinidade de opções no mercado. Normalmente, os bancos montam programas baseados no perfil dos consumidores. É preciso prestar atenção em pontos como o valor mínimo de compra, taxas de juros, prazo mínimo e máximo para pagamento, limite de crédito e outros custos.

Essas condições variam de banco para banco. Alguns oferecem taxas de juros mais em conta, outros aceitam um valor mínimo de compra mais baixo, entre outras alternativas. Após encontrar o banco que atenda melhor suas necessidades, é hora de negociar com os gerentes e dar sequência às etapas seguintes do financiamento imobiliário.

AVALIAÇÃO DO IMÓVEL 

Depois que os trâmites com o banco estiverem acertados e o crédito for liberado, ele fará uma avaliação do imóvel para confirmar seu valor. Após a avaliação, um contrato entre  comprador e vendedor deve ser assinado e levado à agência bancária. O vendedor será pago pelo banco, e você iniciará o pagamento das parcelas junto ao banco, seguindo o acordo estabelecido.

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados