DOCUMENTAÇÃO: QUANTO VOU GASTAR PARA COMPRAR UM IMÓVEL FINANCIADO?

9 Apr 2019 |
Tempo de leitura: 5 minutos | -

Autor: Endriel Dummer

Muito além do valor do imóvel. Saiba quais são e quanto custam as taxas com os documentos da compra do imóvel financiado!

Não é todo mundo que tem ciência dos custos com documentação que a compra de um imóvel financiado tem. E, por isso, acabam sendo pegos de surpresa pelas taxas de documentação exigidas para o financiamento do imóvel. Algumas taxas são cobradas pelo Banco e outras pelo cartório. São registros, certidões, fotocópias… somando tudo dá um custo considerável, viu? A maioria delas é paga pelo comprador e, se ele não está preparado pra isso, acaba adiando e até desistindo da compra no meio do processo.

Saiba quais são e quanto custam estas taxas que fazem parte do processo burocrático de comprar um imóvel financiado e evite surpresas. Antes de mais nada, vale ressaltar que o valor dessas taxas é com base no valor de avaliação da Prefeitura e varia de acordo com a Região, como é o caso do ITBI, o Imposto de Transação de Bens Imóveis. O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis é cobrado pela transferência da propriedade, ou seja, para que o imóvel passe de um dono para outro. A averbação da compra é feita por meio do Registro de Imóveis e é o que comprova quem é, na lei, o dono do imóvel em questão. Estes valores são calculados de acordo com a tabela de emolumentos fixada pelo Tribunal de Justiça:

Em Porto Alegre, de acordo com dados da Prefeitura, o valor do ITBI é de 3%.

O Registro do Imóvel é mais uma taxa que faz parte do financiamento imobiliário. Este documento é emitido pelo Cartório e é o que comprova quem é, na lei, o dono do imóvel em questão. Cada região pratica seus valores para emitir o Documento. Estes valores também são calculados com base no valor do imóvel. Existe também a Taxa de Vistoria do Imóvel, um valor cobrado pelo Banco pela avaliação do estado de conservação da casa, apartamento, terreno etc.

Esta taxa também é paga por quem tem interesse em comprar o imóvel. E o valor da Vistoria varia de Banco para Banco. Consulte os valores que o Banco que você escolheu para financiar seu imóvel cobra para realizar a vistoria. Por lei, quem financia um imóvel pelo Banco deve contratar os Seguros por Morte e Invalidez Permanente e Danos Físicos dos Imóveis. Os valores são adicionados às parcelas e formam o Custo Efetivo Total, o CET. Fique atento a estes valores adicionais.

É prática dos Bancos embutir produtos e serviços que você não é obrigado a aceitar, mas, precisa ficar atento para não aderir algo sem perceber. Acontece! E a Escritura do Imóvel? O documento bem popular em meio às transações imobiliárias tem o papel do contrato de compra e venda do bem.

A Escritura do Imóvel só é cobrada para imóveis pagos à vista. Em caso de financiamento bancário, o contrato com o banco já vale como uma Escritura. Portanto, quem financia um imóvel pelo Banco não precisa se preocupar com isso! De qualquer forma, vale saber que os valores também seguem diretrizes de acordo com o Estado. São taxas, registros, certidões. Uma burocracia que, além do investimento de tempo e energia para organizar tudo isso, requer um investimento financeiro.

Se você ficou com alguma dúvida sobre documentação ou qualquer outro assunto relacionado a financiamento imobiliário pelo Banco, deixe nos comentários. Nossos especialistas em transações imobiliárias terão prazer em ajudá-lo. Conte com a gente! 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados