CUPINS NOS MÓVEIS? VEJA O QUE PODE AJUDAR A SE LIVRAR DELES

26 Apr 2019 |
Tempo de leitura: 4 minutos | -

Autor: Foxter Cia. Imobiliária

A grande maioria dos móveis residenciais são de madeira. Guarda-roupas, cômodas, armários, camas. Alguns mais sofisticados, com madeiras nobres. Outros, mais econômicos, de madeiras com maior custo-benefício. Todos eles possuem uma coisa em comum: independente da classe da madeira, podem ser alvos de cupins. Eles são uma preocupação para quem compra e também para quem vende um imóvel.

Os perigos dos cupins não ficam apenas nos móveis. Os insetos também podem se instalar em pisos de madeira, marcos, rodapés e até mesmo portas. Ou seja, tudo que for de madeira deve receber um pouco de atenção quando o assunto for cupins. Portanto, antes de entregar um imóvel mobiliado com suspeita de invasão, pode ser necessário fazer certos ajustes.

Identificando os invasores

Se está em dúvida de como reconhecer uma infestação de cupins, umas dicas são:

  • Procurar buracos, fendas e flacidez na madeira dos móveis;
  • Verificar se a madeira é oca ou afunda em determinadas áreas;
  • Ver se há resíduos granulados no entorno do imóvel.

Ao confirmar a presença dos insetos – seja dentro de um móvel, ou seja no quintal de casa —, o próximo passo é separar o móvel infestado dos demais para, então, lidarmos com ele.

O que fazer?

Antes de chamar um dedetizador, se for uma ocupação simples em apenas um móvel, existem alguns métodos práticos e acessíveis que podem ajudar a resolver o problema por conta própria. Como, por exemplo:

Se você conseguir achar colônias do inseto no seu quintal, despejar um pouco de alvejante pode liquidar a existência deles assim que entrarem em contato com o líquido. Usar luvas de borracha é essencial para se proteger da substância.

 

  1. Misturar 200g de sal com água quente ou morna em um balde até se dissolver. O líquido deve ser aplicado com uma seringa nos buracos dos móveis. A solução fará os cupins desidratarem e morrerem. Quanto mais sal, melhor.
  2. WD-40: Este óleo é bastante eficiente contra insetos em geral. Ele gruda nos cupins provocando sua morte. Também deve ser aplicado nos buracos dos móveis.

Como evitar os cupins?

Para quem não quer passar pelo trabalho de lidar com uma infestação desse inseto, medidas podem ser tomadas para evitar isso:

  • Usar tintas e vernizes na parte externa do móvel.
  • Se for comprar móveis, buscar os produzidos com madeiras nobres, como: ipê, maçaranduba, peroba, jacarandá e aroeira, pois são resistentes a cupins.
  • Telas de proteção nas janelas podem impedir a sua entrada no domicílio.

MDF e MDP

Existe uma divisão de opinião quanto a resistência desses móveis contra cupins. O processo de prensagem em altas temperaturas, de fato, acabaria com qualquer fungo ou inseto que vivesse na madeira. É garantido que o móvel nesses materiais sairia de fábrica sem cupins ou ovos. Também há quem diga que, por ser uma madeira mais dura, dificilmente é atacada por cupins.

No entanto, segundo a JCera Planejados, a partir do momento que esses móveis são instalados, nada impede uma possível invasão. Inclusive, móveis de MDF ou MDP correm o mesmo risco de madeiras maciças.

Se persistirem os sintomas…

... um especialista deverá ser consultado. Essa dica vale tanto para um resfriado quanto para uma infestação de cupins. Se você perceber que outros móveis parecem estar abrigando cupins, mesmo após já ter feito algum tipo de limpeza, uma empresa de dedetização deve ser contatada para resolver a situação. O profissional da área vai saber como agir contra as pragas.

Mas, mesmo se você não identificar sinais os sinais habituais, pode ser interessante contratar uma empresa para fazer uma inspeção de cupins no imóvel para poder vendê-lo nas melhores condições possíveis, sem riscos de infestação.
Fontes: Atitudes Sustentáveis, Dona Giraffa, eHow, JCera Planejados. 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados