CRESCE PROCURA POR IMÓVEIS DE 1 DORMITÓRIO

29 Apr 2019 |
Tempo de leitura: 3 minutos | -

Autor: Foxter Cia. Imobiliária

Parece consenso hoje que imóveis com a tipologia de 1 dormitório e por extensão as metragens mais compactas não apenas passaram a ser mais ofertadas como atendem a uma gama de usos, trazendo uma série de vantagens para o adquirente. Em Porto Alegre, por exemplo, de acordo com dados da BRAIN, 10,6 % das ofertas de imóveis são de 1 dormitório.

As mudanças demográficas da família brasileira sem dúvida impactam nesse fato. Em Porto Alegre, segundo o IBGE, 21,8% dos domicílios são constituídos por solteiros e 28,7 % por apenas duas pessoas. Assim, é natural que o menor tamanho da família, junto a um estilo de vida urbano que privilegia o menor deslocamento, a conveniência e centralidade, venham a favorecer os imóveis de 1 dormitório e similares. Em algumas cidades, inclusive, já é mesmo tendência os projetos ultra compactos, com unidades de espaço interno reduzido, e áreas de uso comum compartilhadas. É um pouco da cultura dos “millennials” ditando tendências no mercado imobiliário.

Mas não apenas as mudanças demográficas são relevantes para o crescimento da oferta de imóveis de 1 dormitório. São importantes também os usos do produto, pois ele deve atender bem o investidor que busca tanto uma maior liquidez, quanto uma possível rentabilidade locatícia mais interessante. De fato, o imóvel de 1 dormitório estruturado como um bom produto imobiliário, permite rendimentos de locação e boa liquidez para revenda, devido a um ticket mais em conta.

O imóvel de 1 dormitório pode servir de moradia temporária ou permanente para pessoas que se fixam ou estão de passagem por uma cidade. É especialmente bem apreciado por jovens e casais em formação, em busca de um primeiro imóvel ou como formação de poupança. Por tudo isso, entendemos que deve crescer a oferta de imóveis com 1 dormitório, sobretudo nas capitais brasileiras, com cada vez mais projetos inovadores e diferenciados, seja agregando praticidade, ou desenvolvendo propostas de valor contemporâneas e em sintonia com a modernidade.

Nesse sentido, o investidor imobiliário pode avaliar eventualmente uma diversificação para esse tipo de produto, que, como atende a uma demanda por moradia, em geral consegue ser mais estável, desde que, é claro, o produto tenha sido bem posicionado. Entendemos que cabe então aos incorporadores imobiliários de Porto Alegre pesquisar e desenvolver novos imóveis que possam atender a essa crescente demanda.

PESQUISA REALIZADA POR BRAIN – BUREAU DE INTELIGÊNCIA CORPORATIVA
 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados