COMO TER UM HOME OFFICE EM APARTAMENTO PEQUENO

15 Apr 2019 |
Tempo de leitura: 6 minutos | -

Autor: Foxter Cia. Imobiliária

Trabalhar em casa é uma tendência cada vez mais presente na vida de muitos profissionais. Com isso, surge a necessidade de ter um espaço voltado para esta atividade. Para quem tem um apartamento ou casa espaçosos com vários cômodos, a tarefa de destinar um local para o trabalho fica mais fácil. Porém, para quem mora em apartamentos compactos, ter um espaço preparado para desenvolver trabalhos pode ser um grande desafio.

Fique de olho em algumas dicas e sugestões de como ter um home office em apartamento pequeno.

Identificação do espaço para instalar um home office em apartamento pequeno

O primeiro passo é dar uma boa olhada em cada pedaço do seu apartamento para identificar o melhor cantinho para montar seu home office. Faça também um exercício de autoconhecimento para compreender quanto tempo deverá passar neste espaço e que tipo de necessidade prática você tem. Uma vez escolhido o local onde o home office será instalado, dá para planejar a montagem do seu cantinho de trabalho.

Móveis sob medida para home office

Para um melhor aproveitamento de espaço para ter um home office em apartamento pequeno, o interessante é investir em móveis sob medida. Por se tratar de uma área compacta, o aproveitamento de espaço será mais bem-sucedido se os móveis forem produzidos especificamente para o cantinho idealizado. O espaço ganha em funcionalidade e decoração, já que, por ser sob medida, é possível criar um mobiliário planejado que tenha a sua cara.

Para garantir amplitude, invista em cores claras e transparência

Em se tratando de um apartamento pequeno, tome cuidado para que seu home office não pareça uma ilha de bagunça destacada no meio do seu ap. Para a parede onde ficará seu home office, recomenda-se a utilização de cores claras, pois estas vão dar a impressão de uma maior amplitude. Também é recomendável o uso de acrílico ou vidro para mesas e prateleiras, com o mesmo intuito de tornar a percepção do espaço mais ampla, deixando a decoração mais leve e o clima de aconchego presente no ambiente.

Prateleiras e gavetas são adequadas para um home office em apartamento pequeno

A utilização de prateleiras e gavetas é bastante recomendável para um em apartamento pequeno. As prateleiras, além de serem um suporte funcional, ainda podem ter um efeito decorativo muito interessante, dando personalidade e leveza para o cantinho de trabalho. Nichos e cubos de mdf também cumprem bem este papel. Já as gavetas servem para esconder objetos e miudezas inerentes à prática de qualquer atividade profissional, preservando a privacidade de documentos e garantindo que a pequena bagunça não fique evidente para a visão de quem aparecer no imóvel.

No quarto ou na sala?

Em um apartamento pequeno, onde não será possível dispor de um cômodo exclusivamente para montagem de seu home office, ele ficará inevitavelmente no quarto ou na sala. Caso você precise de um espaço que demande o máximo em concentração, introspecção e privacidade, talvez o melhor lugar seja no quarto, como extensão do armário ou compactado no lugar do criado mudo.

Porém, caso sua atividade demande a necessidade de atender clientes, mesmo que eventualmente, recomenda-se que o lugar de trabalho seja inserido na sala, justamente para garantir a privacidade do seu quarto. Neste caso, pode-se pensar em acoplar o home office no nicho da TV ou ainda atrás do sofá. Caso o apartamento possua varanda, também pode ser possível adaptar o home office a este espaço de convivência geralmente frequentado por amigos aos fins de semana.

Algumas outras dicas para home office em apartamento pequeno:

Sempre que possível, procure dispor seu home office próximo a uma fonte de luz natural. Além de economizar energia, dará mais conforto em relação à sua visão.

Notebooks ocupam menos espaço e são portáteis, além de terem design mais interessantes do que desktops.

Mesas embutidas, tampões retráteis, móveis com rodízios e móveis com mais de uma função são formas práticas e inteligentes para garantir a versatilidade do espaço destinado ao home office.
Agora que você já teve algumas ideias de como fazer seu home office em apartamento pequeno, visite o site da Foxter, veja as opções de imóveis sob medida para você. Se desejar saber mais sobre móveis planejados, acesse o link e aprenda como deixar o seu pequeno espaço decorado e ainda mais funcional. 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados