COMO SER SUSTENTÁVEL EM CASA?

17 Apr 2019 |
Tempo de leitura: 4 minutos | -

Autor: Foxter Cia Imobiliária

Viver de forma sustentável em casa significa dar passos grandes e pequenos em nosso cotidiano para tornar nosso ambiente mais limpo e saudável. Significa minimizar nossas demandas em relação ao meio ambiente e nossas descargas sobre ele.

Separamos algumas dicas que destacam muitas das coisas que você pode fazer para praticar sustentabilidade na sua casa. Todas elas são fáceis de fazer, não exigem grandes investimentos de tempo ou dinheiro e resultam em um ambiente mais limpo para você e sua família. 

Quando você desliga um aparelho, ele é realmente desligado?

A maioria dos aparelhos eletrônicos gasta energia mesmo quando estão desligados. Eles entram em modo de espera e mantêm a corrente fluindo para seus relógios, baterias e interruptores remotos.

Entre 5% e 8% da eletricidade gasta nas escolas, escritórios e casas vem dos dispositivos que não estão em uso. No período de um ano, esse gasto pode ser equivalente a um mês de uso de eletricidade.

Inclusive alguns aparelhos, quando desligados, usam quase a mesma eletricidade de quando estão ligados. Não deixe um dispositivo sugar a eletricidade e aumentar a sua conta de luz. Desligue-o diretamente na fonte de alimentação, ou seja, tire da tomada!

Não use sacolas plásticas!

Quando você estiver no supermercado, procure não utilizar sacolas plásticas ou de papel para carregar as suas compras. Prefira utilizar sacolas de pano ou materiais reciclados. Elas são mais resistentes, espaçosas e podem ser usadas diversas vezes.

Fabricar e transportar sacolas de plástico e de papel requer muito gasto de energia. E mais do que isso, sacolas de papel, em sua maioria, são feitas de árvores e não de papel reciclado. Já as sacolas plásticas são feitas de subprodutos de petróleo ou gás natural. Ambos, quando não são reciclados adequadamente, aumentam o nosso problema de lixo acumulado, além de entupir ralos nas ruas, sujar o meio ambiente e prejudicar a vida marinha.

Quando você estiver no supermercado, procure não utilizar sacolas plásticas ou de papel para carregar as suas compras. Prefira utilizar sacolas de pano ou materiais reciclados. Elas são mais resistentes, espaçosas e podem ser usadas diversas vezes. Além disso, trocar para sacolas feitas de pano reduz a nossa dependência de combustíveis fósseis e ajuda a preservar o meio ambiente.

5 coisas simples que você pode fazer para se tornar mais sustentável:

Não é preciso muito para viver de uma maneira amigável com o meio ambiente. Essas 5 coisas simples, feitas diariamente, podem ajudar significativamente o nosso planeta.

1. Desligue as luzes ao sair dos ambientes.

2. Imprima dos dois lados do papel.

3. Use transportes coletivos, dê caronas, ande de bicicleta, ou caminhe.

4. Evite comprar garrafas de água. Tenha a sua própria.

5. Coma alimentos orgânicos.

Cada grama de material que reciclamos significa menos um grama em nossos aterros sanitários. E cada vez que reciclamos, significa menos uso de energia, menos consumo de matérias-primas e menos poluição em nossas vias navegáveis, solo e ar.

Comentários? Dúvidas? Entre em contato conosco, ficaremos felizes em te ajudar!

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados