COMO IDENTIFICAR UM BOM INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO

29 Apr 2019 | Guia do comprador
Tempo de leitura: 6 minutos | -

Autor: Foxter Cia. Imobiliária

Não é só o preço atrativo que faz de um investimento imobiliário um bom negócio. Entenda!

Investir em imóveis continua sendo um bom negócio. Segundo grandes especialistas de economia, mesmo diante do atual cenário econômico do país, investimentos imobiliários seguem no manual de boas práticas das finanças.

Mesmo assim, não dá pra sair por aí investindo em casas e apartamentos sem antes identificar um bom investimento imobiliário como, de fato, um bom negócio. Existem critérios que devem ser analisados para que o investimento seja seguro e rentável para o investidor, principalmente, quando se trata de bens de alto valor agregado como é o caso dos imóveis.

ELENCAMOS ALGUNS DOS CUIDADOS QUE DEVEM SER TOMADOS NA HORA DE FAZER UM INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO.

São dicas que valem tanto para quem quer investir em imóveis como negócio, quanto para quem quer comprar um imóvel para morar. Partindo da premissa de que este imóvel é um bem de alto valor e que pode ser comercializado futuramente. É preciso ter este olhar comercial na hora de comprar uma casa ou apartamento, mesmo que na ocasião seja um imóvel para morar, sem planos de venda.

VAMOS ÀS DICAS!

Dica 1 - Analise sua necessidade com a oportunidade de investimento imobiliário:

Mesmo se tratando de um investimento, é preciso que a oferta coincida com as suas necessidades de compra. A grosso modo, comprar porque está barato, no mercado imobiliário, pode não ser um bom negócio. Não é só o valor do bem que faz dele um bom negócio, sobretudo, quando se trata de imóveis. Há uma série de análises que devem ser feitas para chegar a esta conclusão, portanto, comece por ela. Veja se a oportunidade está alinhada às suas necessidades atuais.

Dica 2 - Avalie as perspectivas de futuro do investimento imobiliário:

Um investimento imobiliário tem como base uma visão de futuro promissor, você investe hoje para rentabilizar e lucrar futuramente. E, neste sentido, não é preciso ter uma bola de cristal para prever o futuro. Basta analisar, por exemplo, a localização do imóvel:


A infraestrutura do bairro - comércio, gastronomia, lazer, cultura, entretenimento;

• Os investimentos que o bairro tem recebido com a chegada de novos empreendimentos comerciais e residenciais;

• Mobilidade Urbana - metrô, ônibus, ciclovias, rodovias de acesso etc.;

• Vizinhança - bairros vizinhos e o que eles oferecem;

• Segurança - índice de criminalidade pode comprometer a reputação do imóvel na hora da venda.

Estes são pontos que devem ser analisados na hora de fazer o investimento imobiliário, mas, também, com um olhar para o futuro, identificando as perspectivas de desenvolvimento do bairro e região. Há bairros em franca expansão e comprar um imóvel nesta localidade hoje pode ser um excelente investimento imobiliário com rentabilidade considerável amanhã.

Dica 3 - Para quem você quer vender futuramente:

Quem compra para investir deve conhecer o seu público alvo e saber se este investimento será de interesse dele. Esta é uma das premissas do marketing imobiliário: conhecer o seu público alvo para, para então, se comunicar corretamente com eles. Uma vez certo de quem é o seu público, fica infinitamente mais fácil identificar um bom investimento imobiliário. Você já compra pensando para quem pode vender.

Dica 4 - Saiba como anda o mercado e os valores praticados:

É de suma importância estar por dentro dos preços praticados no mercado para que seja feito um comparativo entre as ofertas. Alheio a isso, você corre o risco de achar barato o que, na verdade, é o preço que o mercado pratica, logo, não tem vantagem neste sentido. Os preços são grandes indicadores de uma boa oportunidade de investimento financeiro. Mas não podem ser os únicos.

Em tempo, vale ressaltar que as oportunidades de investimentos imobiliários são, geralmente, mais atrativas no pagamento à vista, com o poder de barganha maior e as chances de negociação mais flexíveis. Identificar uma oportunidade de bom investimento imobiliário é algo que requer algum conhecimento de mercado e, se preciso, você pode também contar com a ajuda de um corretor de imóveis.

Os corretores de imóveis atuam também como consultores do mercado imobiliário, lhe orientando e dando todo o suporte necessário na hora de escolher e comprar um imóvel. Seja para morar ou investir, conte com o respaldo de um profissional de corretagem.

Está em busca de investimentos imobiliários? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário que nossos especialistas respondem. Conte com a gente!

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados