COMO AVALIAR A LOCALIZAÇÃO DO IMÓVEL

5 Apr 2019 | Guia do comprador, Manual do proprietário
Tempo de leitura: 6 minutos | -

Autor: Endriel Dummer

Uma série de fatores fazem da localização do imóvel boa ou ruim.
Saiba quais são eles e como avaliá-los corretamente antes de fechar negócio

A localização do imóvel é, geralmente, o ponto de partida da busca pelo novo endereço. Com base onde você gostaria ou poderia morar, você filtra as pesquisas e vai em busca do imóvel ideal. Quando você já mora, trabalha ou tem qualquer outra vivência nessas localizações, fica mais fácil avaliá-los como bom ou ruim. Mas, quando este será, literalmente, seu novo endereço, é preciso ter bastante cuidado nas suas escolhas. Muito além do bairro considerado nobre, o que faz da localização do imóvel boa ou ruim, são outros critérios, que precisam ser analisados com calma antes do fechamento do negócio.

São eles:

- Infraestrutura do bairro;
- Walking Distance;
- Mobilidade Urbana;
- Vizinhança;
- Desenvolvimento local.

A infraestrutura do bairro é um dos itens de maior peso na hora de avaliar a localização do imóvel.

Poder contar com os serviços que mais utilizamos no nosso dia a dia perto de casa é um super diferencial e que agrega muito valor também no que diz respeito à qualidade de vida. Analise o que o bairro ‘te oferece’: supermercados, hospitais, escolas, academias, restaurantes, parques e praças e outros lugares que você e a sua família ‘usam’ ou pretendem usufruir com frequência. A walking distance, que em tradução livre significa o trajeto caminhando, tem sido um dos maiores diferenciais quando o assunto é localização do imóvel.

A proposta de fazer tudo a pé, sem ter que tirar o carro da garagem e encarar o menor trânsito possível, tem valor imensurável para muita gente. Aliás, nestes moldes, os preços do metro quadrado são bem mensuráveis. São localizações muito bem avaliadas.

A mobilidade urbana é mais um quesito de peso para a localização do imóvel. Ao avaliar a mobilidade urbana que a localização do imóvel, você deve fazer uma análise das suas necessidades diárias, como o ir e vir do trabalho, da escola das crianças, da academia etc. De carro, de ônibus, de metrô. Quais e como são as vias de acesso aos lugares que você precisa frequentar diariamente? Quanto tempo levo nesses trajetos e como isso impacta na minha qualidade de vida? As respostas te ajudarão a avaliar a mobilidade urbana desta localização.

Vale ressaltar que esta avaliação é particular, ou seja, a localização do imóvel é boa ou ruim apenas para as suas necessidades e as da sua família. 

A Vizinhança também tem relevância na hora de avaliar a localização do imóvel. E não estamos falando do seu vizinho de porta, do andar de cima, de baixo ou da mesma calçada. Estamos falando, por exemplo, dos bairros vizinhos. Isso impacta muito na localização do imóvel. Ser vizinho de um bairro onde o índice de criminalidade é alto pode desvalorizar a localização do imóvel, sim. Além disso, é importante se atentar aos comércios vizinhos também. Sempre fazendo um comparativo com o seu estilo de vida. Ser vizinho de bares e restaurantes de vida noturna movimentada, que gere um fluxo de pessoas e carros no local, pode desvalorizar o bem, por exemplo, para quem procura algo mais residencial. Conhecer um pouco mais do potencial do bairro também é importante na hora de avaliar a localização do imóvel.

Um imóvel é um investimento a longo prazo, um dos que mais valorizam ao longo do tempo e saber onde você está empregando seu dinheiro e planos a médio e longo prazos é fundamental.

Por isso, saber como o bairro está se organizando para o futuro é, sim, importante.

Se o bairro está crescendo, se existem planos da expansão da sua infraestrutura, a construção de novos empreendimentos ao redor, enfim, como a localização do imóvel pode se valorizar dentro de alguns anos. 

Dica extra: na hora de avaliar a localização do imóvel para morar, faça um comparativo pesando os prós e os contras da localização de cada imóvel e veja o que ‘sai ganhando’ dentro das suas necessidades cotidianas, por exemplo: 

Qual é mais perto do trabalho; Qual tem mais opções de supermercados, academias, hospitais etc.; O que fica mais próximo ao seu hospital de confiança; O que tem o Metrô, Trem ou mais linhas de ônibus.

Para avaliação do imóvel como investimento, para terceiros morarem, faça a mesma avaliação só que de uma forma generalizada. 

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário que nossos especialistas respondem. Precisa de ajuda para encontrar seu novo endereço em uma localização boa pra você e sua família? Conte com a gente! 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados