CASAR OU COMPRAR UM IMÓVEL: QUAL É A MELHOR OPÇÃO?

12 Apr 2019 | Guia do comprador
Tempo de leitura: 4 minutos | -

Autor: Endriel Dummer

Oficializar a relação com tudo que tem direito tem um custo considerável que, para muitos, pode ser melhor investido e utilizado para comprar um imóvel.

Quem casa quer casa. A máxima é o cenário ideal e o desejo de muitos casais com planos de oficializar a relação. Mas quando não é possível ter os dois, a dúvida toma conta e, entre comprar um imóvel e celebrar a união com os amigos e a família, o que é melhor?

Quando a dúvida entre casar e comprar um imóvel é uma questão financeira

Se o orçamento não permite ter os dois, entra em jogo a razão e a emoção.

Como se trata de duas opções totalmente diferentes, sobretudo, no que é visto como benefício, o comparativo chega a ser “desleal”, uma vez que o comprar um imóvel está entre os melhores investimentos financeiros.

Por outro lado, há quem diga que “mais vale um gosto que um tostão no bolso”. De toda forma, entre a poesia e a vida real, a razão e a emoção devem ser ponderadas na hora de investir.

Casar ou comprar um apartamento é uma dúvida muito comum entre os casais que estão vivendo este momento e merece atenção especial aos detalhes. E, embora não haja o certo ou o errado, há uma série de variáveis que podem influenciar positivamente nesta decisão. Por exemplo:

Qual o nível de importância e desejo de fazer uma festa de casamento do casal?

O emocional é sim um ponto importante, relevante nesta decisão. Quando se trata de um sonho, abrir mão dele pode ter consequências não tão boas lá na frente, sobretudo, porque se tratando de ocasiões especiais, com dia e hora marcados, não dá para voltar atrás.

Em resumo, se é o sonho de um ou de ambos, é importante tentar realizá-lo.

Nestes casos, vale:

Repensar as proporções do evento: os míni weddings são tendência e uma opção muito bacana de economizar com a festa de casamento;

Estender o tempo e o planejamento: se a data passar para alguns meses adiante? Ganhar mais tempo para poupar mais dinheiro, se organizar melhor e fazer tudo como realmente se deseja;

Negociar as formas de pagamento: o parcelamento dos custos com o evento pode ser uma alternativa. Mensalidades que cabem no bolso e nos planos do casal podem tornar este sonho mais viável.

Comprar um imóvel depois do casamento é uma opção

Planejamento. Esta é a palavra-chave para comprar um imóvel que pode ser um segundo passo na vida a dois. Morar de aluguel, quando bem planejado, não é uma alternativa ruim, como culturalmente é visto no Brasil. Morar de aluguel por um tempo pode ser uma forma do casal se organizar para dentro de um determinado período investir em um imóvel próprio.

Comprar um imóvel ou casar é uma decisão que pode e deve ser tomada em comum acordo, com calma e sobriedade. Analise os prós, contras e o seu cenário atual para decidir o melhor para o casal.

Quando o motivo que leva a dúvida é a falta de dinheiro, vale repensar as prioridades e reformular os planos. E quando é uma questão ideológica, chegar a um consenso é o mais apropriado, afinal, a vida a dois é uma grande parceria!

Se a decisão for comprar um imóvel, antes ou depois do casamento, conte com a Foxter para encontrar o imóvel ideal. Acesse o site.
 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados